Oferecido por
Por Angela Ruiz e Maria Clara Machado
Hoje a lua vai parecer grande, muito grande e brilhante no céu. Na astronomia esse fenômeno é popularmente chamado de Super Lua, ou Supermoon! Mas como? A Lua estará maior hoje?
Não exatamente. É que hoje, 19 de fevereiro, a lua atinge o Perigeu, o ponto da órbita mais próximo da Terra. Quando o Perigeu coincide com a fase da lua cheia, então a impressão visual é de que ela está enorme no céu.
O melhor momento para ver a Super Lua nesta terça-feira, será quando a lua nascer, às 19h03, pois estará mais próxima do horizonte.
Para ver a Super Lua, o ideal é que o céu esteja com com pouca nebulosidade. A quantidade de nuvens é um fator que prejudica a visualização. Dependendo da Região brasileira com maior concentração de nebulosidade, não vai dar para ver nada, nem com um binóculo.
Onde vai dar para ver a Super Lua?
Região Sul: As condições do tempo estarão moderadamente favoráveis a visualização da Super Lua nesta noite de terça-feira. A Lua aparece entre nuvens e há possibilidade de chuva.
Região Sudeste: No centro norte de Minas Gerais, oeste de São Paulo, norte do Rio De Janeiro e no sul do Espírito Santo, as condições estarão ruins para observar a Super Lua. A concentração de nuvens é grande e pode chover forte. Nas demais áreas do Sudeste, as condições são moderadas para enxergar a Super Lua, inclusive no céu da capital e do litoral de São Paulo, Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste: As condições de visibilidade estarão ruins no Mato Grosso do Sul. O tempo muito instável, cheio de nebulosidade e risco de chuva moderada a forte prejudicam a visualização do fenômeno. Nas demais áreas da Região, a chance de observação é moderada.
Região Nordeste: A população da faixa leste do Nordeste, principalmente de vão poder admirar em sua plenitude a Super Lua na noite desta terça-feira. O céu com pouca ou quase nenhuma nebulosidade irá facilitar a visualização.
As condições são ruins no centro norte do Maranhão, Piauí e no litoral do Ceará. Nas demais áreas, o fenômeno poderá ser visto de forma moderada por causa da possibilidade de um pouco nuvens e chuva.
Região Norte: Quem poderá enxergar a Super Lua é a população de Manaus, Roraima, norte do Amapá. No Acre, sul do Amazonas e oeste de Rondônia, as chances são pequenas por causa da grande concentração de nuvens e chance de chuva a noite. Nas outras áreas, há chance de observar o fenômeno é moderada. A Lua sempre aparece entre nuvens durante a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira e, ainda há possibilidade de chuva.