Raio mata no Espírito Santo

20/02/2019 às 22:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Condições para chuva diminuem bastante a partir da sexta-feira

O calor intenso e a umidade do ar elevada formaram nuvens muito carregadas sobre o Espírito Santo nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, que provocaram chuva forte, rajadas de vento moderadas a fortes e raios. Em Cariacica, na Grande Vitória, uma pessoa morreu atingida por um raio.

 

 

Calor na Grande Vitória

Em Vitória, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura máxima nesta segunda-feira, 20, foi de 36,0°C, a segunda maior do ano até agora. O recorde de calor atual é de 36,3°C ocorrido nos dias 12 e 18 de fevereiro.

Segundo o INMET, a maior temperatura o estado foi de 36,1°C em Alegre. Marilândia registrou também 36,0°C.

 

Nuvens cumulonimbus

O calor intenso e a umidade do ar elevada formaram nuvens do tipo cumulonimbus que provocaram as tempestades, com chuva forte, rajadas de vento fortes e também os raios. Estas nuvens são comuns nesta época em todo o Brasil.

 

As nuvens carregadas se espalharam por quase todo o Espírito Santo a partir do fim da manhã da quarta-feira, 20. Na animação das imagens da nebulosidade captadas pelo satélite GOES 16, estas nuvens aparecem como manchas vermelhas eventualmente com pontos amarelos.

 

 

ES_temporal_20-2-19

 



Entenda como se formam as nuvens de temporal

 

Raio mata em Cariacica

Em Cariacica, na Grande Vitória uma pessoa morreu atingida por raio

Segundo a rede de detecção de descargas elétricas atmosféricas Earth Networks, Cariacica teve 138 descargas elétricas atmosféricas entre 12 horas e 18h40, sendo que 66 foram raios que chegaram ao solo. Quase todas as descargas (108) caíram entre 13 horas e 14 horas. Neste período foram detectadas 108 descargas elétricas atmosféricas e 50 chegaram ao solo.



Em Vitória ocorreram 105 descargas elétricas atmosféricas entre 12 horas e 18h40, sendo que 29 chegaram ao solo. A maior quantidade de raios foi entre 17 horas e 18 horas, quando ocorreram 58 descargas elétricas atmosféricas e 18 chegaram ao solo.



 

Foto de Jeferson, Cariacica (ES)

 

Previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira, 21, pancadas de chuva com raios ainda podem ocorrer na Grande Vitória e em quase todo o Espírito Santo. Pode chover a qualquer hora e pode chover com moderada a forte intensidade também na região de Vitória. Não deve chover no extremo norte capixaba, região próxima da Bahia.  

 

Na sexta-feira e no fim de semana, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) volta a ganhar força sobre a Região Sudeste. A presença da ASAS reduz a umidade, a nebulosidade e consequentemente a chance de chover. A ASAS vai atuar com mais força justamente sobre o Espírito Santo e por isso a chance de chover é muito baixa.

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

21°
min

26°
max

15mm / 80%