Quase 78 milhões de raios caem todos os anos no Brasil

12/03/2019 às 15:44
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/03/2019 às 16:43

Oferecimento
Em dezessete anos, foram 2044 mortes, afirma o ELAT. O mais importante é identificar a chegada de uma tempestade e saber o que fazer para se proteger.

Duas mil e quarenta e quatro pessoas morreram em decorrência de raios no Brasil, entre os anos 2000 e 2017. São pelo menos, 77,8 milhões de raios que caem todos os anos. Estes são os dados mais recentes contabilizados e divulgados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, o ELAT.

 

Durante as tempestades de verão, o número de vítimas costuma ser maior, perdendo apenas para a primavera, época em que a chuva já começa a retornar forte sobre o país. São Paulo dispara em primeiro lugar, como o estado com mais mortes por raios no período de 17 anos. As circunstâncias das fatalidades podem ser diversas e por isso, o mais importante é identificar a chegada de uma tempestade e saber o que fazer para se proteger dos raios. 

 

A real chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Porém, esse número pode aumentar mil vezes se estiver numa área descampada. São os efeitos indiretos de uma descarga elétrica que trazem risco. Um raio pode causar incêndio, queda de energia elétrica e pode matar.

 

info-raios_alterado

 

Existem 10 coisas que você precisa saber sobre os raios !

Entre elas, que o raio mata: uma descarga elétrica pode chegar a milhões de volts. Se um raio atingir uma pessoa pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes é causada por parada cardíaca e respiratória. 

 

Numa tempestade com raios não fique embaixo do guarda-sol, quiosque ou árvores. Também não fique na piscina ou no mar. Se a chuva forte com raios acontecer num descampado, a posição mais segura é fica agachado com a cabeça entre as pernas. 

 

Saiba que o carro é um ótimo lugar para se proteger dos raios. Durante uma tempestade não fale ao telefone com fio ou no celular conectado ao carregador na tomada. Procure sempre que possível um abrigo para se proteger, como um prédio, um restaurante, uma padaria, uma loja, um shopping. 

 

info_10coisassobreraios

 

 

Confira no Explicando o Tempo - Como se proteger dos raios 

Veja também: Como perceber a chegada de um temporal na praia 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%