Oferecido por
Temporais ocorreram em várias regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo na tarde e noite do sábado, 6 de abril. A mudança no tempo foi provocada pela passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, combinada com o ar muito quente que estava sobre o estado.
Alagamento na cidade de São Paulo
A chuva voltou a cair forte em várias regiões da cidade de São Paulo causando alagamentos em alguns bairros. O córrego Gamelinha transbordou na Penha, na zona leste. A chuva foi volumosa durante a tarde também em áreas das zonas oeste e sul da capital.
O CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - informava 21 alagamentos na cidade até 21h45, mas apena 1 estava ativo. Por volta das 16h30, 7 alagamentos eram intransitáveis.
O último alagamento na cidade de São Paulo, segundo o CGE, foi no dia 28 de março, quando houve 1 ponto alagado.
O último dia com mais de 10 alagamentos foi 17 de março, com 12 pontos, 8 intransitáveis.
Confira os maiores volumes de chuva (valores aproximados) registrados pelo CGE até por volta das 19 horas.
Butantã: 62 mm
Vila Mariana: 55 mm
Itaquera: 39 mm
Pinheiros: 38 mm
Lapa: 36 mm
CGE: 29 mm
Vila Prudente: 26 mm
São Mateus: 23 mm
Foto de José Alexandre, São Paulo (SP), em 6/4/19
Chuva volumosa na Grande SP e no litoral
Pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período de 6 horas, entre 13 horas e 19 horas, aproximadamente, e no período de 3 horas, de 16 horas até quase 19 horas, choveu mais de 40 mm em áreas da Grande São Paulo e do litoral.
Confira alguns volumes observados nestes períodos (valores aproximados):
Bertioga/Jardim Vista Linda: 103 mm em 6 horas
Mogi das Cruzes: 40 mm em 6 horas
Osasco/Rochdale:51 mm em 6 horas
Ferraz de Vasconcelos: 67 mm em horas
Francisco Morato: 62 mm em 6 horas
São Vicente: 44 mm em 3 horas
Guarujá: 33 mm em 3 horas
Salesópolis: 34 mm em 3 horas
Mais de 9 mil descargas elétricas atmosféricas sobre São Paulo
No período de entre 13 horas e 17 horas, os sensores da rede Earth Networks detectou 9333 descargas elétricas atmosféricas sobre a cidade de São Paulo. Deste total, 1286 chegaram ao solo.
Mais chuva
Entre 21h30 e 22 horas do sábado, 6, a chuva voltou a se intensificar em alguns locais e havia expectativa de mais chuva para o restante da noite do sábado e durante todo o domingo. Grandes áreas de instabilidade devem continuar atuando sobre o estado de São Paulo.
A imagem da nebulosidade sobre São Paulo captada pelo satélite GOES 16 às 20h30 mostrava um grande e forte aglomerado de nuvens carregadas (manchas vermelhas e amarelas) sobre o interior paulista, com tendência a avançar para a Grande São Paulo. Outro forte aglomerado avançando de Mato Grosso do Sul para o oeste e norte do estado de São Paulo. Confira mais destalhes do tempo nos próximos dias.