Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo fica instável com chuva em MG e no ES

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Douglas Gomes da Silva. Lagoa da Prata/MG.

3 min de leitura

Oferecido por

A presença de um novo sistema de baixa pressão atmosférica no mar, posicionado entre a costa do Sul e do Sudeste, ajuda a concentrar umidade e espalhar muita nebulosidade entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Várias áreas ficam com o tempo mais instável, sujeitas à chuva ao longo desta quarta-feira (17). 

 

Risco de chuva forte 

A Instabilidade que já vinha sendo observada nos últimos dias em parte de Minas Gerais e do Espírito Santo ganha o reforço do sistema de baixa pressão atmosférica e hoje há risco de chuva forte. Nuvens carregadas podem provocar chuva a qualquer momento do dia na Grande Belo Horizonte, no sul de Minas e na Zona da Mata mineira, no Vale do Rio Doce e em todo o estado do Espírito Santo, inclusive na Grande Vitória. Em alguns momentos, a chuva vem forte e volumosa. 

 

Volumes em 24 horas

Nas últimas 24 horas, entre às 9 horas da terça-feira e às 9 horas desta quarta-feira, choveu 61,6 mm em Sete Lagoas, 50,8 mm em Manhuaçu, 44,2 mm em Florestal, 43,6 mm em Ibirité e 33 mm na Pampulha, de acordo com as medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Diversas localidades de Minas Gerais tiveram chuva com volumes entre 30 e 10 mm no mesmo período.  

 

A chuva foi mais fraca no Espírito Santo até a manhã de chuva, mas as nuvens tendem a ganhar força ao longo do dia. O maior volume ocorreu em Venda Nova do Imigrante, com 16 mm em 24 horas. Vitória teve apenas chuva leve até o momento. 

 

Foto: Douglas Gomes da Silva. Lagoa da Prata/MG.

 

Como ficam os próximos dias?

A baixa pressão vai se deslocar para alto mar e sua movimentação ainda vai favorecer a entrada de umidade no Espírito Santo nos próximos dias. Na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), o céu continua com muitas nuvens e ainda pode chover a qualquer hora, com fraca a moderada intensidade. Durante o fim de semana de Páscoa, as nuvens diminuem bastante, o sol volta a predominar e esquenta. Só o norte capixaba deve ter algumas pancadas de chuva no sábado (20). O restante do estado fica mais seco. 

 

O norte de Minas Gerais também terá pancadas de chuva nos próximos dias, mas o sol já aparece forte e essa chuva acontece a partir da tarde. Na Grande Belo Horizonte, a situação melhora já nesta quinta e a previsão é de sol durante todo o feriado prolongado de Páscoa. 

 

Quer saber mais sobre o tempo no feriadão em todo o Brasil? Veja aqui a previsão!

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias