Previsão para a Páscoa em todo o Brasil

17/04/2019 às 00:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Este ano não tem friozinho de outono e as pancadas de chuva ocorrem por quase todo o país.

Este ano não tem friozinho de outono na Páscoa. A temperatura até fica amena à noite nas áreas mais elevadas do Sul e do Sudeste, mas é o calor que predomina de forma geral no país. As pancadas de chuva ocorrem por quase todo o país. Confira a previsão para o feriado prolongado da Páscoa para cada Região do Brasil.

 

 

Feriado prolongado da Páscoa começa com sol e termina em chuva no Sul do BR 

 

O feriado prolongado da Páscoa começa com predomínio de sol na Região Sul do Brasil, mas deve terminar em chuva e que pode ser até de forte intensidade. A mudança no tempo ocorre pela passagem de grandes áreas de instabilidade associadas a um forte sistema de baixa pressão atmosférica.

O Rio Grande do Sul e também Santa Catarina serão os estados mais afetados pela passagem de sistema. Não há expectativa de queda de temperatura acentuada sobre a Região Sul do Brasil durante a Páscoa.

 

Para o feriado da sexta-feira, 19 de abril, há previsão de sol em todo o Sul do Brasil e formação de nevoeiro no começo da manhã em alguns pontos. A partir da tarde, pancadas de chuva podem acontecer no sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. A sexta-feira será com sol em Porto Alegre, Florianópolis e em Curitiba.

 

No sábado, as áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul e provocam pancadas de chuva com raios por todo o Rio Grande do Sul e também pode chover em áreas do oeste de Santa Catarina. No Paraná, algumas pancadas de chuva podem acontecer na região de Foz do Iguaçu e no sul do Paraná.

No domingo, as áreas de instabilidade persistem sobre a Região Sul do Brasil deixando toda a Região com muita nebulosidade e condições para a chuva a qualquer hora. Chove também nas capitais

 

 

Sudeste terá sol e pancadas de chuva no feriado prolongado da Páscoa

 

Todos os estados da Região Sudeste terão bastante sol durante o feriado prolongado da Páscoa, mas há condições para pancadas de chuva. Porém, a chuva não vai ocorrer em todos os dias e nem será persistente.

 

Para o feriado da sexta-feira, 19 de abril, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre o centro-norte e oeste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. O restante do Sudeste tem predomínio de sol e tempo seco, incluindo as capitais Belo Horizonte e São Paulo. O Rio De Janeiro ainda terá muitas nuvens, mas o sol aparece.

 

No sábado, as pancadas de chuva devem se concentrar a partir da tarde sobre o norte e noroeste de Minas Gerais. Tem previsão de chuva a partir da tarde  também para a divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

No domingo de Páscoa, novas áreas de instabilidade se formam em parte da Região Sudeste. Toda a Região sol e calor, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para São Paulo, Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas e à noite pode chover no sul do Rio de Janeiro. O restante do Sudeste passa o domingo de Páscoa com muito sol. Entre as capitais, tem previsão de pancadas de chuva só para São Paulo. Muito sol em Vitória, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

 

 

Região Norte tem chuva e ar abafado durante a Páscoa

 

Muitas áreas instabilidade se formam sobre Região Norte do Brasil durante o feriado prolongado da Páscoa. Toda a Região continua tendo muitas pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Os maiores períodos com sol são esperados para o Acre, sul do Amazonas, sul do Pará e também para o Tocantins.

Na faixa norte da Região, o tempo fica mais estável.  Por isso há previsão de pancadas de chuva frequentes, e que podem ser de forte intensidade para o norte do Amazonas norte do Pará, para o Amapá e até mesmo para Roraima.

Entre as capitais há previsão de chuva forte para região de Belém, de Macapá e também para a região de Manaus.



 

Foto de Dolores Klassen, Colonia Nova (RS)

 

 

 

Feriado da Páscoa com calor e pancadas de chuva no Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente vai predominar sobre a região Centro-Oeste do Brasil durante o fim de semana prolongado da Páscoa.

Com o calor e a umidade do ar ainda elevada, nuvens carregadas vão crescer por quase toda a Região provocando as pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas de chuva podem ser com moderada a forte intensidade em vários locais de Mato Grosso, de Goiás e também do Distrito Federal.  

As capitais CuiabáGoiânia e Brasília podem ter chuva moderada a forte durante o fim de semana prolongado da Páscoa.

 

Já o Mato Grosso do Sul terá um feriado prolongado quase todo com tempo seco.  A previsão é de que o sol predomine durante a sexta-feira. Pode chover rapidamente à tarde em alguns locais na divisa com o estado de Mato Grosso. Durante o sábado faz sol em Mato Grosso do Sul, mas ocorrem pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite,  inclusive em Campo Grande.

Durante o domingo de Páscoa, toda a Região Centro-Oeste terá períodos com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

 

 

Risco de chuva forte no Nordeste durante a Páscoa

 

Todos os estados do Nordeste terão pancadas de chuva durante o feriado prolongado da Páscoa, mas o sol aparece forte por várias horas na maioria das áreas da Região.

No interior dos estados, estas pancadas de chuva tendem ocorrer principalmente à tarde e à noite e há risco de raios. Pode chover com moderada a forte intensidade.

As áreas nordestinas que não devem ter chuva no feriado prolongado da Páscoa são norte da Bahia (região do sertão baiano), o interior de Sergipe e de Alagoas e o sertão de Pernambuco. No sertão da Paraíba, a chance de chuva é maior no sábado.

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa na costa norte do Nordeste e espalha nuvens carregadas entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte. Por isso, a faixa norte do Nordeste ainda tem pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes e volumosas. Há risco de mais temporais nas capitais São Luís, Teresina,Fortaleza e Natal.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%