Oferecido por
O ar úmido e quente vai predominar sobre a região Centro-Oeste do Brasil durante o fim de semana. Pancadas de chuva continuam a ocorrer por toda a Região. Em Brasília, apenas com a chuva de 3 dias, maio já tem o maior acumulado para este mês desde 1990.
Com o calor e a umidade do ar ainda elevada, nuvens carregadas vão crescer por quase toda a Região provocando as pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas de chuva podem ser com moderada a forte intensidade em vários locais de Mato Grosso, de Goiás e também do Distrito Federal.
Foto de Francisco Arevalo, Campo Grande (MS)
Já, o Mato Grosso do Sul, muitas nuvens vão se formar e se espalhar por causa da grande disponibilidade de umidade e o forte aquecimento e de áreas de instabilidade que crescem também sobre o Paraguai. No oeste e sul do estado, região entre Corumbá e Ponta Porã, o dia será bastante instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia por vezes de forte intensidade.
As capitais Brasília, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá ficam em alerta para temporais.
A previsão é de que o sol predomine durante todo o domingo em todos os estados da Região Centro-Oeste e no Distrito Federal. A partir da tarde e à noite, o tempo quente e úmido favorece o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva com raios, principalmente em Mato Grosso.
Com a chuva de 3 dias, Brasília já tem maio mais chuvoso em 29 anos
Cuiabá tem abril mais chuvoso em pelo menos 21 anos
Tendência
Na segunda-feira, uma massa de ar seco ganha força sobre o norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso e inibe as condições de chuva em áreas que fazem divisa com o Tocantins e com o Pará. Nas demais áreas, o tempo quente e úmido continua favorecendo as pancadas de chuva a parti da tarde, inclusive nas capitais do Centro-Oeste.