Ar úmido e quente predomina sobre o CO durante o fim de semana

03/05/2019 às 19:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de chuva forte aumenta em MS. Umidade continua elevada e acima do normal para maio no Centro-Oeste

O ar úmido e quente vai predominar sobre a região Centro-Oeste do Brasil durante o fim de semana. Pancadas de chuva continuam a ocorrer por toda a Região. Em Brasília, apenas com a chuva de 3 dias, maio já tem o maior acumulado para este mês desde 1990.

 

Com o calor e a umidade do ar ainda elevada, nuvens carregadas vão crescer por quase toda a Região provocando as pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas de chuva podem ser com moderada a forte intensidade em vários locais de Mato Grosso, de Goiás e também do Distrito Federal.  

 

 

Foto de Francisco Arevalo, Campo Grande (MS)

 

 

Já, o Mato Grosso do Sul, muitas nuvens vão se formar e se espalhar por causa da grande disponibilidade de umidade e o forte aquecimento e de áreas de instabilidade que crescem também sobre o Paraguai. No oeste e sul do estado, região entre Corumbá e Ponta Porã, o dia será bastante instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia por vezes de forte intensidade.

 As capitais Brasília, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá ficam em alerta para temporais.

 

A previsão é de que o sol predomine durante todo o domingo em todos os estados da Região Centro-Oeste e no Distrito Federal. A partir da tarde e à noite, o tempo quente e úmido favorece o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva com raios, principalmente em Mato Grosso. 

 

Com a chuva de 3 dias, Brasília já tem maio mais chuvoso em 29 anos

 

Cuiabá tem abril mais chuvoso em pelo menos 21 anos

 

 

Tendência

 Na segunda-feira, uma massa de ar seco ganha força sobre o norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso e inibe as condições de chuva em áreas que fazem divisa com o Tocantins e com o Pará. Nas demais áreas, o tempo quente e úmido continua favorecendo as pancadas de chuva a parti da tarde, inclusive nas capitais do Centro-Oeste.  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

26°
min

39°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

23°
min

36°
max

5mm / 90%