Friagem no Acre e em Rondônia

13/05/2019 às 11:10
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar frio de origem polar chega ao Norte do Brasil. Acompanhe a tendência do tempo para a semana.

O ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil durante o fim de semana, conseguiu avançar e atingir parte da Região Norte. A segunda-feira (13) começou com friagem especialmente no Acre e no sul de Rondônia. O tempo encoberto e úmido mantém a sensação de frio. Ainda esta semana, outra massa polar chega ao país e deve provocar mais friagem em áreas do Norte. 

 

Friagem no Acre e no sul de Rondônia 

A capital Rio Branco (AC) começou o dia com temperatura mínima de 18,9°C registrada na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi a segunda madrugada mais fria do ano na região, só perdendo para o dia 7 de abril, quando a mínima foi de 17,8°C. 

 

O resfriamento mais acentuado também foi sentido em Epitaciolândia,  no leste do Acre, que teve mínima de 17,2°C e em Vilhena, no sul de Rondônia, que amanheceu com mínima de 17,5°C, nas estações automáticas do INMET. 

 

Principalmente o Acre e o sul do Amazonas ficam com o céu nublado e chuva ao longo desta segunda-feira. A tarde será amena com a máxima perto dos 25°C em Rio Branco. O sul de Rondônia também segue o dia com muita nebulosidade e temperaturas mais amenas. 

 

O termo friagem na meteorologia é usado para a queda de temperatura observada na Região Norte, toda vez que é provocada pela passagem do ar polar. 

 

Com exceção destas áreas, o restante do Norte do Brasil continua abafado, sujeito à pancadas de chuva, inclusive com risco de temporais isolados. 

 

Foto: Luciana Rio Branco/AC. 

 

O que vem por aí

Outra massa polar vai chegar ao Brasil nesta terça-feira (14) e deve reforçar o resfriamento que já está sendo observado entre parte das Regiões Centro-Oeste e Norte. Há condições para que as duas próximas madrugadas sejam até um pouco mais frias. A friagem ainda pode ocorrer até a quarta-feira (15). Amanhã, muitas nuvens ainda se espalham e o tempo fica mais aberto com predomínio de sol na quarta-feira. 

 

Já as outras áreas da Região Norte continuam no padrão de períodos de sol, calor e pancadas de chuva acompanhadas por raios. 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio Branco - AC

24°
min

31°
max

5mm / 90%