Oferecido por
A passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil neste fim de semana derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A madrugada deste domingo, 26 de maio, foi a mais fria do ano até agora e as três capitais da Região bateram o recorde de frio. A temperatura chegou a quase 0° na serra catarinense e as baixas temperaturas permitiram a formação geada em regiões elevadas da serra gaúcha e catarinense.
A tendência para esta segunda-feira, 27 de maio, já é de elevação da temperatura de forma geral sobre o Sul do Brasil. Além do afastamento do ar polar mais intenso, uma grande quantidade de nuvens volta a se espalhar sobre a Região e o vento quente também volta a predominar. Tudo isto favorece a elevação da temperatura.
Confira algumas baixas temperaturas registradas na madrugada de 26/5/19 no Sul do Brasil pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri-Ciram
Vargem (SC): 0,0°C
Bom Jardim da Serra (SC): 0,7°C
Curitibanos (SC): 2,3°C
Urupema (SC): 2,4°C
São Joaquim (SC): 2,7°C
Bom Jesus (RS): 3,0°C
Frei Rogério (SC): 3,2°C
Ponte Alta do Norte (SC): 3,4°C
Lebon Régis (SC): 3,4°C
Vacaria (RS): 4,4°C
General Carneiro (PR): 4,6°C
Risco de temporais
Nesta segunda-feira, 27, novas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul o Brasil e volta a chover nos três estados. Há risco de chuva forte para todo o Rio Grande do Sul, para o centro, oeste e sul de Santa Catarina e para o sul e oeste do Paraná.
Por enquanto, apesar do aumento da nebulosidade, não deve chover no Vale do Itajaí (SC) e nem nas áreas ao centro, norte e leste do Paraná.
As áreas de instabilidade ficam sobre o Sul por toda a semana e provocam muita chuva.
Nova massa polar
Fique atento para a previsão de temperatura na virada de maio para junho. Outra forte massa de ar frio polar deve chegar ao Brasil nos primeiros dias de junho de 2019.
Foto: Dolores Klassen Colônia Nova/RS