Recorde de frio nas capitais do Sul e em Belo Horizonte

26/05/2019 às 11:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Madrugada desta segunda-feira,27, ainda será bastante fria e há chance de novos recordes no Rio, em Vitória e em BH.

Recorde de frio nas capitais do Sul e em Belo Horizonte

 

A madrugada do domingo, 26 de maio, foi a mais fria do ano até agora nas três capitais da Região Sul e também em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O resfriamento acentuado, e a chance de recorde de frio, já era esperado por causa da forte presença do ar frio de origem polar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, pelo segundo dia consecutivo. O centro desta massa de ar polar, que é a região mais fria do sistema, passou entre o sobre do leste do Paraná, leste de São Paulo, Sul de Minas e Rio De Janeiro.

 

Além do ar muito frio, a pouca nebulosidade durante a madrugada facilitou a perda de calor na atmosfera colaborando para baixar ainda mais a temperatura.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),  Porto Alegre registrou temperatura mínima de 10,2°C na madrugada de 26 de maio. O recorde anterior de menor temperatura este ano na capital paulista era de 12,9°C, no dia 23 de março.

 

A madrugada de 26 de maio também foi a mais fria de 2019 até agora em Florianópolis. A temperatura mínima foi de 12,9°C. O recorde anterior de menor temperatura era de 15,7°C, em 30 de abril.

 

Curitiba, capital do Paraná, bateu o recorde de frio para 2019 pelo segundo dia consecutivo. A temperatura mínima no domingo, 26, foi de 6,1°C. O recorde anterior ar de 9,1°C, em 25 de maio.

 

Em Belo Horizonte, o recorde de menor temperatura em 2019 foi batido com a marca de 15,0°C. O recorde anterior era de 15,6°C em 19 de maio.

 

Havia expectativa de que as capitais Brasília, Goiânia e Rio Branco tivessem recorde de frio neste domingo, mas não foi confirmado. No Rio de Janeiro, a verificação de recorde só poderá ser confirmada depois das 16 horas, com a divulgação das temperaturas oficiais do INMET.

 

 

 

Foto de João Carlos Pereira, Florianópolis (SC)

 

 

Possibilidade de novos recordes

O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria, vai para o mar nesta segunda-feira, 27 de maio, o que vai facilitar a elevação da temperatura no Sul e no Sudeste no decorrer do dia. Mas o amanhecer desta segunda-feira ainda será bastante frio e há chance de recorde de frio em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Vitória. As capitais do Sul devem ter ligeira elevação da temperatura em relação a este domingo e não devem mais bater recorde de frio nesta segunda-feira.

 

Nova massa polar

Fique atento para a previsão de temperatura na virada de maio para junho. Outra forte massa de ar frio polar deve chegar ao Brasil nos primeiros dias de junho de 2019.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%