Faixa sul da Região Norte com ar muito seco

27/06/2019 às 23:05
por Redação

Oferecimento
Porção norte da Região Norte continua tendo chuva no final de semana, em contraste com o sul da Região onde o ar seco predomina.

O ar úmido ainda predomina na faixa norte da Região Norte e nuvens de chuva continuam se formando por lá. Mas na faixa sul da Região, onde o ar seco predomina, poucas nuvens conseguem se formar.  Este grande contraste de umidade é comum nesta época no Norte do Brasil.

 

Nesta sexta-feira, 28 de junho, o calor e alta umidade vão ajudar a formar nuvens carregadas que se espalham pela faixa oeste e norte da Região Norte do Brasil. Tem previsão de várias pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes. 

 

No litoral do Amapá, no oeste do Acre, incluindo a região de Cruzeiro do Sul, a previsão é de um dia com muitas nuvens, períodos de sol e chuva a qualquer hora. 

Nas outras regiões do Acre, incluindo Rio Branco, por quase todo o Amazonas, incluindo Manaus,  norte do Pará, incluindo Belém, no interior do Amapá, incluindo Macapá, e no estado de Roraima, incluindo Boa Vista, a manhã tem sol forte e pancadas de chuva com raios a partir da tarde

 

Nas outras áreas da Região Norte, uma massa de ar seco impede a formação de nuvens e de chuva. Para o estado de Rondônia, incluindo Porto Velho, leste do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins, incluindo Palmas, a previsão é de sol forte e tempo seco.

 

No leste do Acre, incluindo Rio Branco, centro-norte e oeste do Amazonas, incluindo Manaus,  norte do Pará, incluindo Belém, no interior do Amapá, incluindo Macapá, e no estado de Rondônia, incluindo Boa Vista, a manhã tem sol forte e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

 

Rajadas de vento 

Durante a sexta-feira, no oeste do Amazonas e do Acre e no litoral do Amapá têm risco de chuva moderada a  forte isoladas e rajadas de vento.

 

Ar muito seco no sul e leste da Região

A massa de ar seco que predomina no sul da Região Norte deixa o nível de umidade baixos chegando a menos de 30% em algumas áreas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é da umidade relativa no ar estar acima dos 60%.



 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Tendência para os próximos dias

Para a faixa norte da Região Norte, a previsão para o final de semana é de sol pela manhã, com chuva a partir da tarde. No litoral do Amapá e noroeste do Amazonas chove a qualquer hora do dia, mas o sol ainda aparece em alguns momentos. Na faixa sul da Região, o ar seco vai continuar e manter os níveis de umidade do ar baixos e o tempo firme.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%