Chuva não dá trégua ao Rio Grande do Sul

24/07/2019 às 15:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Porto Alegre registra maior chuva em 24h em 2019. Confira a previsão de expansão das áreas de chuva para SC e PR.

Áreas de instabilidade de uma frente fria continuam bloqueadas sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva forte e volumosa em várias regiões do estado. O volume de água acumulado entre a manhã do dia 23 e manhã do dia 24 de julho superou os 100 mm em algumas áreas gaúchas. Porto Alegre registrou o maior volume de chuva acumulado em 24 horas deste ano neste período. 

 

A previsão é de mais chuva para o Rio Grande do Sul até a sexta-feira, 26 de julho. Até lá, a chuva será frequente  no estado e por vezes com moderada a forte intensidade. Só vai parar de chover no fim de semana quando ar seco e frio de origem polar entrar no estado.

A chuva para no fim de semana, mas volta a esfriar bastante .

 

Chuva em Santa Catarina e no Paraná

Em Santa Catarina, as áreas de instabilidade da frente fria começam a atuar com mais força nesta quinta-feira, 26 de julho, quando a chuva se espalha por quase todo o estado. Volta a chover em Florianópolis, mas ainda não deve chover no Vale do Itajaí.

A chuva persiste na sexta, 26 de julho, e diminui no fim de semana ficando concentrada na faixa litorânea e Vale do Itajaí.

Vai esfriar no fim de semana!

 

No Paraná, o sol e o tempo seco predominam nesta quinta-feira, 25 de julho. Tem previsão de chuva só à noite para o sul e sudoeste do estado, incluindo Foz do Iguaçu. Em Curitiba, o tempo segue seco, mas a nebulosidade aumenta.

Venta moderado a forte em todo o estado, mesmo sem estar chovendo.

Durante a sexta-feira, as áreas de instabilidade da frente fria provocam chuva por quase todo o Paraná. Pode chover com moderada intensidade e pode ventar forte. Volta a chover em Curitiba.

 

No fim de semana, a temperatura cai mais e o sol volta a predominar por quase todo o Paraná, com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar. Mas o tempo úmido ainda vai persistir em Curitiba e no leste do Paraná.

 

Foto de Patrícia Marques - Porto Alegre, RS

 

 

Porto Alegre registra maior chuva em 24h de 2019

Foram 79,4 mm acumulados entre 9h do dia 23 e 9h de 24 de julho. O recorde anterior de maior volume de chuva em 24 horas deste ano em Porto Alegre era de 73,7 mm entre os dias 26 e 27 de abril.

O total acumulado em 24 dias de julho, pela medição convencional do INMET foi de 130,7 mm, o que corresponde a 92% da média normal de chuva para o mês de julho que é de aproximadamente 141 mm

 

RS registra maiores volumes de chuva no País

O Rio Grande do Sul registrou os maiores volumes de chuva no Brasil no período entre 9 horas do dia 23 e 9 horas de 24 de julho de 2019, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia . O volume de chuva de Porto Alegre foi superado pelo de Recife, que acumulou 88,8 mm neste período.

Assim como Porto Alegre, Recife também foi alagada pelo grande volume de chuva.




Cidade

UF

Chuva 24h (mm)

São Luiz Gonzaga

RS

124,0

Encruzilhada do Sul

RS

100,6

Teutônia

RS

89,2

Porto Alegre

RS

79,4

Tupanciretã

RS

76,6

Campo Bom

RS

75,0

Tramandaí

RS

67,0

Rio Pardo

RS

64,4

Santana do Livramento

RS

63,4

Camaquã

RS

62,8

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%