Chuva volumosa alaga e causa mortes em Recife

24/07/2019 às 13:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 24 horas choveu 25% da média de chuva para julho. Saiba com fica o tempo e o mar no Nordeste nos próximos dias.

A chuva volumosa que caiu sobre a região metropolitana de Recife de ontem para hoje deixou parte da cidade debaixo d´água. Os vários deslizamentos fizeram ao menos 8 vítimas fatais, segundo informações da imprensa. Julho é um mês de chuva frequente no litoral de Pernambuco e é comum ocorrerem dias com chuva volumosa. De ontem para hoje, em apenas 24 horas, Recife recebeu 25% da média de chuva para todo o mês de julho.

 

Chuva diminui nos próximos dias

A chuva ainda persiste sobre a Grande Recife nesta quarta-feira, variando de fraca a moderada intensidade . O risco de raios é baixo. 

Nos próximos dias, pelo menos até a segunda-feira, 29 de julho, toda a região de Recife, o litoral, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco ainda terão chuva frequente, porém menos volumosa e menos persistente do que ontem e hoje.

A previsão ainda é de chuva a qualquer hora nos próximos dias, mas já intercalada com horas de sol e com intensidade em geral fraca. Nesta quinta-feira, a região de Recife ainda poderá ter chuva moderada.

 

25% da chuva de julho em 24h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 88,8 mm em 24 horas sobre Recife no período entre 9h de ontem e 9 horas de hoje, na medição automática. A outra medição convencional ainda não estava disponível no sistema do INMET até a publicação desta matéria.. 

Isto é muita chuva e representa cerca de 25% da média de chuva para o mês de julho que é de aproximadamente 354 mm.

 

 

Foto de Alexandre da Silva Cruz, Ipojuca/Porto de Galinhas (PE): mar agitado em 24/7/19

 

 

Julho é mês de chuva em Recife

Na escala anual, os meses de abril, maio, junho e julho têm as maiores médias mensais de precipitação na região de Recife. A primeira é a de junho, com 391 mm e a segunda maior média de precipitação mensal é a de julho, com aproximadamente 354 mm.

Julho ainda é um mês de chuva frequente no leste e no litoral de Pernambuco e é comum ocorrerem dias com chuva volumosa.

Pela medição da estação automática já choveu cerca de 330 mm em 24 dias de julho de 2019, volume quase igual à média. 

A região Recife já tinha tido muita chuva em junho, cerca de 400 mm na medição automática do INMET. O solo já estava com muita água acumulada e o grande volume de chuva nos dois últimos dias facilitou a ocorrência de deslizamentos de terra.

 

Infelizmente, mesmo com a previsão de diminuição da chuva  nos próximos dias, não se pode descartar a ocorrência de novos deslizamentos porque o solo está encharcado.

 

Chuva na costa leste

Toda a costa leste do Nordeste ainda tem condições para chuva nos próximos cinco dias. 

Na sexta-feira e ,26 de julho, e no fim de semana, a chuva deve ser mais frequente na região do litoral de Sergipe e de Alagoas.

O ar seco predomina por quase todo o Nordeste e a maior parte da região terá dias com sol e sem previsão de chuva até a próxima segunda-feira, 29 de julho.

Há condições para pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.

 

O mar ainda está agitado na costa leste do Nordeste, mas a tendência é de diminuição das ondas a partir desta quinta-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

24°
min

31°
max

15mm / 83%