Mais chuva em Santa Catarina e no Paraná

19/09/2019 às 18:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/09/2019 às 10:37

Oferecimento
Pode chover forte nesta sexta. Último fim de semana do inverno termina friozinho no Sul do Brasil.

Voltou a chover com moderada a forte intensidade na Grande Curitiba e em outras áreas do estado do Paraná nesta quinta-feira, 19, após os temporais com granizo que causaram estragos em dezenas de municípios paranaenses entre a tarde e a noite de 18 de setembro. Em Curitiba, as rajadas de vento nesta  quinta-feira chegaram aos 59 km/h e em Foz do Iguaçu aos 62 km/h.

 

Muitas áreas de instabilidade continuam sobre o Paraná e Santa Catarina nesta sexta-feira, 20 de setembro, e provocam mais chuva nos dois estados. As nuvens carregadas saem do Rio Grande do Sul. Com a chuva e a entrada de ar frio de origem polar, a temperatura cai em toda a Região Sul e o inverno termina com temperatura amena

 

Temporal com granizo em Curitiba em 18 de setembro

 

Risco de chuva forte em SC e no PR

As áreas de instabilidade de uma frente fria ainda ficam sobre o Paraná e Santa Catarina nesta sexta-feira, 20 de setembro. O tempo fica muito instável e chove a qualquer hora na maioria das áreas destes estados, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba. Há risco de raios e de chuva moderada a forte. Podem ocorrer rajadas de vento com até 80 km/h e ainda há risco de queda de granizo, especialmente sobre o Paraná.

 

Apesar da nebulosidade, o tempo seco predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Ainda podem ocorrer pancadas de chuva na serra gaúcha.

 

 

Foto de Lucas Smiderle Varlan, Ponta Grossa (PR)

 

 

Como fica o tempo no último fim de semana do inverno?

No sábado, 21, as áreas de instabilidade perdem força, mas ainda deve chover na maioria das áreas do Paraná e de Santa Catarina. O dia será chuvoso e frio na Grande Curitiba e no leste do Paraná. O sol reaparece na região de Florianópolis 

No Rio Grande do Sul, ainda chove no sábado na região serrana e no litoral norte gaúcho. Porto Alegre e o Planalto terão sol, mas entre entre muitas nuvens. As outras regiões gaúchas passam o último sábado do inverno com muito sol. 

Já no domingo, 22 de setembro, todo o Rio Grande do Sul terá sol e amanhece frio.

 

 

Inverno termina frio no Sul do Brasil

A primavera começa na madrugada da segunda-feira, 23 de setembro, às 4h50 pelo horário de Brasília.

O inverno vai terminar com friozinho no Sul do Brasil. Após a chuva, que reduziu o calor, a presença de ar frio de origem polar mantém a temperatura amena em toda a Região. O sábado, 21, já será com sensação de frio, mas a madrugada do domingo será mais fria especialmente para os gaúchos. Na região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, o frio poderá ser intenso até para provocar geada ao amanhecer.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%