Como fica o tempo na virada para 2020?

27/12/2019 às 02:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba a previsão de chuva e de temperatura para as capitais e todas as Regiões do Brasil.

Chover nas festas de ano novo é muito comum no Brasil. É verão e o ar quente e úmido normalmente está predominando por quase todo o país.

 

Últimos dias de 2019 são com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite por quase todo o Brasil. As pancadas mais fortes e mais volumosas ocorrem no centro-norte do país, especialmente nos estados da Região Norte. 

 

Não há expectativa de passagem de nova frente fria pelo Brasil nesses últimos dias de 2019,  mas o ar quente úmido que predomina sobre o país estimula a formação das nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.  Em vários locais, essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes nos próximos dias e também com rajadas de vento moderadas a fortes, entre 60 km/h e 80 km/h.  Mas em geral, a chuva não se prolonga por muitas horas.

 

Como fica o tempo na virada para 2020?

 

Confira agora como fica a previsão do tempo para todo Brasil no dia 31 de Dezembro de 2019 e como será a virada para o ano de 2020.



Durante o dia 31 de dezembro de 2019, nuvens carregadas vão crescer por quase todo o Brasil por causa do calor e da alta umidade no ar. Mas no último dia de 2019, as áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - vão ficar mais fortes em parte do Norte e do Nordeste do Brasil aumentando as condições para chuva sobre vários estados. Uma massa de ar seco enfraquece entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, mas ainda vai dificultar a ocorrência de chuva em algumas áreas do Centro-Oeste.



Região Sul

O Sul do Brasil termina o ano de 2019 com muito calor mas as condições para chuva aumentam a partir do dia 30  de dezembro. 

O dia 31 de Dezembro de 2019 será com sol e calor em todo o Sul do Brasil. A praias também terão muito sol.  Ao longo do dia, algumas nuvens carregadas vão crescer e há previsão de pancadas de chuva com raios sobre todos estados. Essas pancadas podem ocorrer em vários locais, à tarde e também em parte da noite, mas não devem se prolongar por muitas horas.

Entre as capitais, a maior chance para ocorrência de alguma chuva durante a noite é na região de Florianópolis e também de Porto Alegre, porém a chuva não deve se prolongar até a hora da virada. A chance de chuva em Curitiba é baixa. A noite será quente e abafada.



Região Sudeste

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre a região Sudeste do Brasil, mas o ar quente e úmido está predominando sobre a Região. Por isso, nuvens carregadas continuam a se formar e provocam pancadas de chuva nos próximos dias. O sol aparece forte por várias horas mas algumas pancadas podem ser moderadas a  fortes.

 

No dia 31 de Dezembro de 2019, o sol vai aparecer forte na região Sudeste do Brasil.  Tem muito sol e calor também nas praias. Mas é por causa do calorão que não dá para descartar a chance da ocorrência de pancadas de chuva à tarde em parte da noite em todos os estados da região Sudeste. 

De forma geral essas pancadas de chuva vão acontecer à tarde e nas primeiras horas da noite, inclusive nas capitais. A chance de chover na virada para 2020 não é muito alta na Região Sudeste, mesmo com as pancadas de chuva acontecendo durante a tarde.

 

Nas capitais, a noite da virada para 2020 será quente e com algumas nuvens em Vitória e também em Belo Horizonte, mas a chance de chuva é baixa.

Em São Paulo, também pode chover no começo da noite do dia 31 de dezembro, mas a festa da virada para 2020 deve acontecer com tempo firme, com algumas nuvens e sem chuva.

Na Cidade do Rio De Janeiro, o sol também fica forte no dia 31 de Dezembro de 2019 algumas pancadas de chuva podem acontecer à tarde e no começo da noite, mas na virada para 2020, a cidade do Rio de Janeiro deve ficar com tempo seco, com temperatura alta e sem chuva.



Região Nordeste

Até o final do ano de 2019, o ar seco vai perdendo força sobre a Região Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se aproximam da Região. Por isso, as condições para chuva aumentam sobre o Nordeste nos últimos dias de 2019.

 

Para o dia 31 de dezembro de 2019 tem previsão de pancadas de chuva sobre todos os estados da Região Nordeste, tanto no interior como no litoral.  Há risco de chuva forte sobre Maranhão, no Piauí e sobre o Ceará. Há risco de chuva moderada a forte e com raios e inclusive nas capitais Fortaleza Teresina e São Luís. O risco de chuva nestas capitais é alto na hora da virada para 2020.

Nos outros estados da região Nordeste, o sol aparece com força na terça-feira, 31 de dezembro, e as pancadas de chuva vão acontecer em pequenas áreas, com curta duração. Mesmo passageira, a chuva pode acontecer em todas as capitais da costa leste.

Mas na hora da virada para 2020, a chance de chuva é baixa nas capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste nos últimos dias 2019. Por isso, nuvens carregadas continuam a se formar e provocam pancadas de chuva com raios  nos próximos dias. 

No dia 31 de dezembro de 2019, o sol vai aparecer forte por várias horas por todo o Centro-Oeste e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. A noite do dia 31 será quente e abafada em todo o Centro-Oeste. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, inclusive na região de Cuiabá, de Goiânia e de Brasília. O risco de chuva na virada para 2020 é alto nestas capitais. 

Em Mato Grosso do Sul, o dia 31 de dezembro de 2019 será com muito sol e não tem previsão de chuva. O calor será intenso principalmente à tarde, mas a noite também será quente. 

Não tem previsão de chuva para a noite da virada para 2020 em Campo Grande.

 

Região Norte

Muitas áreas de instabilidade se formam sobre a Região Norte do Brasil e provocam várias pancadas de chuva com raios nos últimos dias de 2019.  Essas pancadas de chuva podem acontecer sobre todos os estados, a qualquer hora do dia o da noite e há risco de chuva moderada a forte e com raios.

 

No dia 31 de Dezembro de 2019, as condições para chuva são altas sobre a região norte do Brasil.  As nuvens carregadas da zona de convergência intertropical vão atuar com mais força na região norte. A chuva deve cair com força e ficar forte e volumosa sobre o Pará no Norte do Tocantins e também sobre o Amapá. Em Roraima a chance de chuva é pequena apenas no sul do estado. Não há previsão de chuva para  Boa Vista na virada para 2020.

Nas capitais Belém, Amapá e Manaus, a noite da virada para 2020 de ser com tempo instável, co muitas nuvens e chuva que pode ser forte.

Para Palmas, Porto Velho e Rio Branco, a previsão é de uma noite abafada,  com pancadas de chuva moderadas a fortes.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%