Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva ainda é volumosa no Norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Roberto Meira, Belém (PA)

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva não tem dado trégua no Norte do Brasil e as fortes pancadas continuam sendo observadas neste mês de abril em muitas áreas de todos os estados. Além da grande disponibilidade de calor e de umidade que existe sobre a Região, a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - continua ativa na costa norte do Brasil e leva nuvens carregadas para a Região Norte.

 

Semana começa com risco de chuva forte

Áreas de instabilidade continuam muito ativas neste início de semana especialmente sobre o Pará, Amapá, Amazonas e Tocantins. As pancadas de chuva serão frequentes, moderadas a fortes em várias horas pelo menos até o fim desta semana. A chuva pode ocorrer a qualquer hora e com risco de raios.

Entre as capitais, o maior risco para chuva forte e volumosa é em Belém e Macapá


 Como está #otempodajanela aí? Participe!

 

Roraima seco

Ao longo da semana, o tempo seco deve predominar sobre o estado de Roraima. O sol fica forte e o calor é intenso em todo o estado, mas para esta segunda,13, e para a quarta-feira, 14, há previsão de algumas pancadas de chuva no sul do estado.

 

 

Sistema imunológico na luta contra o novo coronavírus

 

Belém: chuva de abril supera 60% da média

A região de Belém, capital do Pará, continua tendo chuva frequente desde o início de abril e com vários temporais. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 46,1 mm entre 9 horas do dia 11 e 9 horas de 12 de abril. O total acumulado nestes 12 dias de abril foi de 268,4 mm, que correspondem a 63% da média de chuva para o mês.

 

O ano de 2020 começou com muita chuva sobre Belém. Do dia 1 de janeiro até 9 horas do dia 12 de abril, o INMET já registrou aproximadamente 2175 mm, sendo que a média anual é de 3084 mm.

 

 

 

Foto de Roberto Meira, Belém (PA)

 

 

Biometeorologia: a relação de todas as formas de vida com o tempo e o Clima

 

 

Muita chuva sobre o Tocantins

O estado do Tocantins recebeu grandes volumes de chuva no fim de semana 11 e 12 de abril. Na capital, Palmas, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - choveu 62,0 mm entre 9 horas do dia 11 e 9 horas de 12 de abril, o que corresponde a 35% da média de chuva para este mês.O total de chuva acumulado em abril (12 dias) até agora foi de 69,2 mm, sendo que a média para abril é de 175 mm, aproximadamente.

 

Confira os 10 maiores volumes de chuva registrados pelo INMET na Região Norte do Brasil, no período entre 9 horas do dia 11 e 9 hora de 12 de abril, pelo horário de Brasília. A chuva de localidades do Tocantins ficaram entre as 10 mais volumosas no país neste período de 24 horas.




Local

UF

Chuva em 24h (mm)

Santa Fé do Araguaia

TO

87,2

Santa Rosa do Tocantins

TO

83,4

Dianópolis

TO

80,4

Araguatins

TO

69,6

Palmas

TO

62,0

Marabá

PA

52,8

Xinguara

PA

47,2

Belém

PA

46,1

Manaus

AM

43,2

Rio Sono

TO

39,6



Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias