Belo Horizonte: chuva de abril já superou a média

18/04/2020 às 00:38
por Redação

Oferecimento
Saiba o que vai acontecer na segunda quinzena de abril e a tendência da chuva e da temperatura em maio.

Pelo quarto mês consecutivo, o volume de chuva supera a média em Belo Horizonte. Em abril, o total de chuva acumulado em 16 dias já estava 26% acima do valor médio Climatológico para o mês, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

No período de 1 a 16 de abril de 2020, o INMET registrou 94,1 mm de chuva na região da estação meteorológica de Santo Agostinho, região sudeste de Belo Horizonte. Este valor está 26% acima de média para abril que é de 74,7 mm.

 

Desde o começo do ano, a capital mineira recebeu aproximadamente 1718 mm de chuva, sendo que a média climatológica para um ano é de 1602,9 mm, segundo dados do INMET para período de 1981 a 2010.

 

Dicas de alimentação para vencer a quarentena da covid-19

 

Mais chuva em abril

Em uma situação normal, Belo Horizonte já não teria chuva tão frequente em abril como está tendo em 2020. A explicação para a continuidade a umidade em abril está na temperatura abaixo do normal do oceano Atlântico Sul na costa da Região Sudeste.

 

Patricia Madeira, meteorologista da Climatempo especialista em previsão climática observa que “o Atlântico ainda está frio, com temperatura abaixo do normal em uma grande porção por toda a costa da Região Sudeste. Isto vai fazer com que a instabilidade persista sobre Minas Gerais e várias áreas do Sudeste durante a segunda quinzena de abril. As frentes frias vão ficar paradas por alguns dias no eixo Minas Gerais - Espírito Santo - Bahia, o que vai trazer mais chuva para Belo Horizonte.”

 

Notícias sobre saúde e como se proteger da covid-19

 

 

Foto de Vanessa Gehm, Belo Horizonte (MG)

 

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.

 

 

Tendência para maio

Já para maio, Patricia Madeira prevê uma redução da umidade. ”No mês de maio já veremos uma redução grande da umidade. Belo Horizonte deve ter dias com sol, algumas nuvens, mas pouca chuva. As frentes frias de maio vão passar de forma mais oceânica sobre o Sudeste e não terão muito efeito sobre a região de Belo Horizonte e Minas Gerais, de forma geral. Mas tem uma frente fria no fim de maio que deve trazer chuva relevante para a capital mineira.

 

Em relação ao frio, Patrícia sinaliza que “ a expectativa é de que na segunda semana de maio, Belo Horizonte sinta os efeitos de uma massa de ar frio de origem polar, que deve causar uma queda de temperatura notável.”

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

31°
max

0mm / 0%