Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Serra de SC registra quase 7°C negativos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)

3 min de leitura

Oferecido por

A Serra de Santa Catarina registrou a menor temperatura no Brasil em 2020 até agora, na madrugada de 3 de junho. Pela medição do Epagri-Ciram, a temperatura chegou a 6,8°C negativos, na região de Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias. 

 

Outras outras áreas da Serra Catarinense e também do Planalto de Santa Catarina e da Serra Gaúcha registraram temperaturas abaixo de 0°C na madrugada da quarta-feira, 3 de junho. Porém, em outros locais do Sul do Brasil, as temperaturas não foram tão baixas assim.  Na Serra Gaúcha, o Epagri-Ciram registrou 3,0°C negativos em Vacaria/Basf e -1,8°C em Bom Jesus/Bast. No Paraná, a menor temperatura foi de 3,1°C em General Carneiro

 

Geada-São-Joaquim-13

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

 

O resfriamento intenso foi causado pela passagem de uma massa de ar frio de origem polar. Na madrugada de 3 de junho, o centro desta massa de ar frio atuou com força sobre Santa Catarina e sobre o Rio grande do Sul, mas o Paraná não sentiu um resfriamento tão acentuado por causa do excesso de nebulosidade sobre o estado.

 

Geada-São-Joaquim-07

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

 

O frio intenso provocou geada em vários locais da serra gaúcha e catarinense e, também do Planalto Sul de Santa Catarina.  Pequenas áreas no extremo sul do Paraná, região de Palmas e General Carneiro, podem ter tido alguma geada. Nas outras áreas paranaenses, a nebulosidade que encobria o céu impediu que o resfriamento fosse acentuado.

 

Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)

 

Próximos dias

 

O centro desta massa de ar frio de origem polar já está indo para oceano e nesta quinta-feira a temperatura volta a subir no sul do Brasil. Além do afastamento do ar polar, o aumento da nebulosidade esperada para as próximas 24 horas também vai evitar um resfriamento intenso na madrugada desta quinta-feira.

 

As próximas 48 horas são de alerta para chuva forte no Sul do Brasil por causa da formação de uma nova frente fria.

 

Acompanhe as notícias sobre o tempo e clima na sua região aqui

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias