Oferecido por
A cidade de São Paulo Foi uma das três capitais brasileiras que registrou menos de 30% de umidade no ar na tarde de ontem, segundo do Instituto Nacional Meteorologia. Às 15 horas terça-feira a umidade relativa do ar na capital paulista foi de apenas 29%, igual a de Goiânia e abaixo de Cuiabá que registrou 26%.
O tempo seco vencendo uma marca do Clima na região da Grande São Paulo e no estado de São Paulo, de forma geral, há quase três meses.
A quantidade de chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo nos meses de abril e de maio ficou muito abaixo da média normal. Em abril choveu apenas 7,4 mm, sendo que a média é de 82 mm aproximadamente.
Maio de 2020, segundo cálculos do Instituto Nacional de meteorologia, acumulou apenas 11,0 mm de chuva, sendo que a média de chuva normal é de 78,1 mm. Foi o segundo maio mais seco em 77 anos de medições na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.
A deficiência de chuva acumulada em abril e maio foi de 88%. Se tivesse chovido no mínimo o volume médio climatológico, a cidade de São Paulo teria recebido cerca de 160 mm. Porém, a contabilidade do pluviômetro mostrou que choveu só 18,4 mm nestes dois meses.
Desde o final de maio de março, a única chuva realmente forte e generalizada sobre a cidade de São Paulo ocorreu entre os dias 6 e 7 de junho, quando choveu 29 mm no Mirante de Santana. Entre a noite do dia 6 e madrugada de 7 de junho de 2020 a chuva caiu forte em quase toda a cidade de São Paulo.
Foto de André C., São Paulo (SP)
Quando volta a chover em São Paulo?
Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil e mantém a cidade de São Paulo e todo estado de São Paulo sem condições para chuva nesta quarta-feira, 24 de junho.
Amanhã, 25, já há possibilidade de alguma chuva a partir da tarde na divisa de São Paulo com Paraná por causa de uma forte frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil.
Mas é só durante esta sexta-feira que esta frente fria vai conseguir avançar sobre São Paulo causando grande aumento de nuvens e aumentando as condições para chuva sobre todas as regiões do Estado.
Há previsão de chuva para muitas áreas da Grande São Paulo durante a sexta-feira, 26 de junho, e de Deve chover de forma generalizada no sábado. durante o domingo apesar do predomínio de céu nublado, as condições para chuva já diminuem bastante.
Frio à vista
Além da falta de chuva e do ar muito seco, a população da cidade de São Paulo também vem sentindo temperaturas acima do normal para esta época do ano.
O calor acima do normal para junho continua nesta próxima quinta-feira, 25. Mas na sexta-feira,26, com a chegada da nova frente fria, a temperatura começa a baixar.
O ar frio de origem polar vai atuar com força sobre o estado de São Paulo no próximo fim de semana, que será o primeiro do inverno, mantendo a temperatura baixa e sensação de frio durante todo o sábado e o domingo. Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo.