Ventania com chuva no Sul e ar seco e quente no interior do BR

03/09/2020 às 07:01
por Redação

Atualizado 04/09/2020 às 07:05

Oferecimento
Confira a previsão para todo o país nesta quinta-feira!

Uma frente fria com um ciclone extratropical se organizam entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Na tarde desta quarta-feira(02), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento de 76 km/h em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, e de 83 km/h em Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina.

Este ciclone se afasta do Brasil e vai para alto-mar durante esta quinta-feira, e as nuvens carregadas se espalham sobre parte da Região Sul. 

Outras nuvens de chuva crescem em alguns estados da Região Norte por causa do ar quente e úmido.

Nuvens sem raios se espalham pela costa leste do Nordeste.

 

mapa-previsao0309

 

Previsão para hoje

A quinta-feira segue com sol forte, calor e sem condições para chuva na maior parte do Brasil.

Chove forte na região do Noroeste, do Planalto, serra, Litoral Norte do Rio Grande do Sul e na Grande Porto Alegre. O centro-sul do Rio Grande do Sul tem um dia com muitas nuvens e chuviscos.

 

Tem previsão de chuva fraca a qualquer hora para o litoral do Espírito Santo e para região entre a Chapada Diamantina (BA) e João Pessoa (PB). Mas, o litoral da BA está em atenção para chuva moderada e frequente.

Períodos de sol e pancadas de chuva com raios em Roraima, no Amazonas, Acre e norte de Rondônia. 

 

Temperaturas altas x Ar frio

O ar frio de origem polar ainda consegue avançar sobre áreas o Brasil. Por outro lado, uma massa de ar quente predomina sobre o país e deixa a temperatura elevada por vários estados brasileiros. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Palmas, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 38°C e 41°C . O ar frio de origem polar, a chuva e os ventos deixam a temperatura amena no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Alertas para o dia

Por causa do ciclone extratropical que se formou entre o Brasil e o Uruguai, ainda tem alerta de ventania para o Rio Grande do Sul. Na madrugada e manhã desta quinta-feira, o sul gaúcho pode ter rajadas de vento com até 90 km/h. Nas outras áreas do Sul do Brasil, as rajadas podem alcançar até 65 km/h.

Estas rajadas também podem ocorrer no litoral do Rio De Janeiro e entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão.

No Sul do Brasil também tem alerta temporais na região entre o Planalto do Rio Grande do Sul, as serras gaúcha e catarinense, além do litoral sul de Santa Catarina e do litoral norte do Rio Grande do Sul.

 

A Marinha alerta para ressaca do Chuí (RS) até Laguna (sul de SC), com ondas de até 3,0 m. Ressaca no litoral de SP e do Rio de Janeiro com ondas de até 2,5 metros. Ressaca no litoral do Nordeste, entre Salvador (BA) e Touros (RN), com ondas de até 3,5 m.

 

Atenção para chuva moderada no litoral da BA

Os níveis de umidade continuam muito baixos na maior parte do interior do país. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que podem registrar umidade do ar entre 10% e 20%!

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

34°
max

10mm / 80%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%