Frente fria alivia calor em SP, mas por pouco tempo

28/09/2020 às 06:45
por Redação

Oferecimento
Pancadas de chuva podem ocorrer hoje na Grande SP, no litoral e pelo interior. Confira as regiões paulistas que registraram 40°C no fim de semana.

Calor intenso e o deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um forte ciclone extratropical,  formaram áreas de instabilidade que avançaram para o estado de São Paulo entre a tarde e noite do domingo, 27 de setembro, provocando pancadas de chuva em alguns locais. As pancadas de chuva ocorreram em no centro-sul e leste do estado, mas de forma isolada. Choveu em poucas áreas da cidade de São Paulo. 

 

Temperaturas em torno dos 40°C foram observadas no fim de semana na interior paulista e a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor para este ano na tarde do domingo.

 

A frente fria que avança do Sul do Brasil passa pelo litoral de São Paulo no decorrer desta segunda-feira, 28 de setembro, e alivia o calorão por pouco tempo. O recorde de calor na capital poderá ser batido mais de uma vez ainda esta semana e o calor de 40°C será sentido outras vezes pelo interior.

 

Segunda-feira com pancadas de chuva em SP

Durante esta segunda-feira, 28 de setembro, a frente fria que avança pelo litoral de São Paulo e o calor formam nuvens carregadas em vários locais de todas as regiões do estado. Pancadas de chuva devem ocorrer  à tarde e à noite na Grande São Paulo, no litoral e em várias áreas pelo interior do estado. Mas a chuva não será generalizada. O ar ainda fica bastante abafado no decorrer do dia.

 

Menos calor na capital

O aumento da nebulosidade, a chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, começam a aliviar o calor na cidade de São Paulo nesta segunda. Mas a maior diferença na temperatura será nesta próxima terça-feira, 29, quando a temperatura vai ficar amena o dia todo. Mas na quinta, o ar esquenta rapidamente e volta o calorão.



 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Sustentabilidade: não dá mais para adiar

 

São Paulo: da garoa aos temporais

 

 

SP 40°C

O primeiro fim de semana da primavera foi marcado por forte aumento do calor em todo o estado de São Paulo. Tanto no sábado, 26, como no domingo, 27 de setembro, locais no oeste e norte do estado registraram temperaturas em torno dos 40°C.

 

Na capital, a tarde do dia 27 de setembro foi a mais quente do ano de 2020 até agora, com temperatura máxima de 34,9°C. O recorde anterior era de 34,1°C, em 12 de setembro

 

Confira as maiores temperaturas registradas pelo INMET -Instituto Nacional de Meteorologia - no estado de São Paulo nestes dois dias




Cidade

T max 26/9/2020

sábado (°C)

Valparaíso

40.4

Votuporanga

40.0

Dracena

39.4

Lins

39.0

Jales

38.9

 

 

 

Cidade

T max 27/9/2020

domingo (°C)

Valparaíso

40.8

Barretos

40.3

Lins

39.8

Votuporanga

39.3

Dracena

39.2

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

5mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    16/10
  • Crescente
    23/10
  • Cheia
    01/10
  • Minguante
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12