Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima na cidade de SP atinge construções antigas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Os paulistanos mais antigos e até mesmo os turistas que chegavam a São Paulo nas décadas de 40 a 60, sabiam que o município era conhecido como a Terra da Garoa. Com essa característica, engenheiros e arquitetos projetavam suas obras contando com chuvas constantes, mas em sua grande parte de moderadas a leves.

 

Ao iniciar o processo de restauro do Jockey Club de São Paulo, os engenheiros responsáveis pela obra descobriram que o teto e o forro dos prédios tinham todo seu madeiramento apodrecido por conta do acúmulo de água em sua estrutura.

 

Foto: telhado Jockey Clube de São Paulo 

 

 

“Isso ocorreu porque quando o Jockey Club foi projetado as tubulações e estruturas de escoamento foram dimensionados para um volume muito menor de águas”, explica Wolney Unes, diretor da Elysium Sociedade Cultural, organização social responsável pelas obras no Jockey. “Hoje em dia não temos mais tanta garoa e chuvas leves, mas sim grandes massas de água que desabam de uma só vez em um curto período sobre a cidade.

 

Segundo Unes, este problema pode estar se repetindo em muitas outras edificações de valor histórico para a cidade. “Assim como o Jockey Club de São Paulo, que é tombado por ser um dos maiores complexos art déco do mundo, outros edifícios podem estar na mesma situação, sem que os responsáveis se deem conta”, avisa ele. “Contratamos um estudo pluviométrico que apontou essa discrepância”, indica Unes.

 

Ouça o podcast: São Paulo: da garoa aos temporais  

 

 

Intensidade pluviométrica 

 

“Todo projeto dos edifícios é anterior à edição da Norma Brasileira NBR 10844, de 1.989, assim como de sua antecessora a NB611, de 1.981”, diz o engenheiro civil Gerson Arantes, responsável pelo laudo. “As calhas e os tubos de queda de águas pluviais atendiam à intensidade pluviométrica máxima vigente à época”, diz ele. “Hoje em dia a água acaba represada, danificando as estruturas”, garante.

 

Com isso, a obra de restauro do Jockey Club de São Paulo seguiu as determinações dos órgãos responsáveis pelo patrimônio para refazer toda a cobertura dentro dos novos padrões, mas sem descaracterizar a preservação de sua originalidade.

 

Jockey Club de São Paulo

 

Fundado em 14 de março de 1875 sob o nome de "Club de Corridas Paulistano", ainda no bairro da Mooca, o Jockey Club de São Paulo se mudou para o Hipódromo Cidade Jardim em 1941, onde hoje ocupa uma área de 600 mil m² às margens do Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo. O clube é aberto ao público e oferece atrações como corridas de cavalo, eventos, restaurantes, bares e áreas de caminhada.

 

O projeto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo foi feito pelo brasileiro Elisário Bahiana, sendo mais tarde alterado pelo arquiteto francês Henri Sajous. Atualmente, o Jockey Club de São Paulo passa por um processo de completo restauro de suas instalações, tombadas pelo patrimônio histórico.

 

Leia também: Feriado será de chuva em parte do estado de São Paulo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias