Oferecido por
Foto: Lilian - Governador Valadares - MG
Há previsão de muita chuva sobre a Região Sudeste do Brasil com a formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. A presença deste sistema meteorológico, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante essa semana provocando elevados volumes de chuva.
Até o fim da semana a ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - favorece a chegada de muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e para o Espírito Santo. Por causa do posicionamento deste canal de umidade, mais ao norte da Região Sudeste, não há expectativa de chuvas muito volumosas para o estado de São Paulo, embora haja previsão de temporais principalmente nas áreas de divisa com Minas Gerais, Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e no Litoral Norte paulista.
Volumes de chuva
O mapa abaixo indica os acumulados de chuva entre os dias 8 e 12 de dezembro, de acordo com a estimativa do modelo atmosférico global GFS.
Podemos verificar que as maiores quantidades de chuva são esperadas para o Triângulo Mineiro, para o centro-leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Região Serrana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e para o sul do Espírito Santo, com acumulados se aproximando de 150mm neste período de 5 dias. Quase todo o estado de Minas Gerais e demais áreas do Rio e do Espírito Santo têm acumulados entre 60mm e 80mm.
Quando a chuva diminui?
A ZCAS atua sobre o Sudeste até o próximo fim de semana. Esse sistema meteorológico enfraquece a partir do sábado, dia 12 de dezembro. No período entre 13 e 17 de dezembro de 2020, há previsão de pancadas de chuva, mas não são esperados volumes de chuva tão elevados. Veja no mapa:
Leia também: Temperatura em elevação no Sul do Brasil