Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva no Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Egildo Victor - Valparaíso de Goiás - GO

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: Egildo Victor - Valparaíso de Goiás - GO

 

A circulação de ventos na média e alta atmosfera irá manter as nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e nesta sexta-feira deixam o tempo bastante instável com chuva e ventos fortes, principalmente em Mato Grosso e Goiás. Nestes dois estados, inclusive nas capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, o alerta é para temporal. 

 

No Mato Grosso do Sul, o ar seco perde força. O sol aparece e esquenta rápido. O forte aquecimento associado a presença de umidade favorecem o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios.     

 

Fim de semana 

 

Até o fim desta semana, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) irá colaborar para a ocorrência de vários temporais sobre o Centro-Oeste do Brasil. Há previsão de chuva volumosa especialmente durante as tardes e noites.

 

As áreas de instabilidade da ZCAS se formam com a combinação de vários sistemas meteorológicos, que ajudam a transportar a umidade da Região Norte para outras áreas do Brasil. Com a umidade alta e o excesso de calor, nuvens de tempestade conseguem se formar facilmente. Confira a projeção de chuva para os próximos dias no mapa abaixo: 

 

br1chp1

 

Observe na projeção abaixo que a instabilidade perde força no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso no período entre 15 e 19 de dezembro.

 

br1chp2

 

 

Volta a chover bem entre os dias 20 e 24 de dezembro em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, neste período a estimativa é de pouca chuva.

 

br1chp3

 

 

Leia também: 2020 a caminho de ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias