Oferecido por
Foto: Egildo Victor - Valparaíso de Goiás - GO
A circulação de ventos na média e alta atmosfera irá manter as nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e nesta sexta-feira deixam o tempo bastante instável com chuva e ventos fortes, principalmente em Mato Grosso e Goiás. Nestes dois estados, inclusive nas capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, o alerta é para temporal.
No Mato Grosso do Sul, o ar seco perde força. O sol aparece e esquenta rápido. O forte aquecimento associado a presença de umidade favorecem o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios.
Fim de semana
Até o fim desta semana, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) irá colaborar para a ocorrência de vários temporais sobre o Centro-Oeste do Brasil. Há previsão de chuva volumosa especialmente durante as tardes e noites.
As áreas de instabilidade da ZCAS se formam com a combinação de vários sistemas meteorológicos, que ajudam a transportar a umidade da Região Norte para outras áreas do Brasil. Com a umidade alta e o excesso de calor, nuvens de tempestade conseguem se formar facilmente. Confira a projeção de chuva para os próximos dias no mapa abaixo:
Observe na projeção abaixo que a instabilidade perde força no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso no período entre 15 e 19 de dezembro.
Volta a chover bem entre os dias 20 e 24 de dezembro em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, neste período a estimativa é de pouca chuva.
Leia também: 2020 a caminho de ser um dos 3 anos mais quentes já registrados