Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

2020 a caminho de ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Novo mapa da história da OMM destaca indicadores de mudanças climáticas

 

A mudança climática continuou sua marcha implacável em 2020, que deve ser um dos três anos mais quentes já registrados. 2011-2020 será a década mais quente já registrada, com os seis anos mais quentes desde 2015, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

 

O calor do oceano está em níveis recordes e mais de 80% do oceano global experimentou uma onda de calor marinha em algum momento de 2020, com repercussões generalizadas para os ecossistemas marinhos que já sofrem com águas mais ácidas devido à absorção de dióxido de carbono (CO2), de acordo com o provisório Relatório da OMM sobre o estado do clima global em 2020. ( disponível somente em inglês).

 

O relatório, que se baseia em contribuições de dezenas de organizações internacionais e especialistas, mostra como eventos de alto impacto, incluindo calor extremo, incêndios florestais e inundações, bem como a temporada recorde de furacões no Atlântico, afetaram milhões de pessoas, agravando ameaças aos humanos saúde e segurança e estabilidade econômica representada pela pandemia de COVID-19.

 

Apesar do bloqueio do COVID-19, as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa continuaram a aumentar, comprometendo o planeta a um aquecimento ainda maior por muitas gerações por causa da longa vida útil do CO2 na atmosfera, de acordo com o relatório. Pela primeira vez, a OMM compilou um mapa de história simples com indicadores-chave das mudanças climáticas.

 

wmo1

 

“A temperatura média global em 2020 está definida em cerca de 1,2° C acima do nível pré-industrial (1850-1900). Há pelo menos uma chance em cinco de exceder temporariamente 1,5° C até 2024 ”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

 

“Anos recordes de calor costumam coincidir com um forte evento El Niño, como foi o caso em 2016. Estamos agora passando por um La Niña, que tem um efeito de resfriamento nas temperaturas globais, mas não foi suficiente para travar as deste ano calor. Apesar das condições atuais do La Niña, este ano já mostrou um calor quase recorde comparável ao recorde anterior de 2016 ”, disse o Prof. Taalas.

 

“2020 foi, infelizmente, mais um ano extraordinário para o nosso Clima. Vimos novas temperaturas extremas na terra, no mar e especialmente no Ártico. Os incêndios florestais consumiram vastas áreas na Austrália, Sibéria, Costa Oeste dos Estados Unidos e América do Sul, enviando nuvens de fumaça que circunavegam o globo. Vimos um número recorde de furacões no Atlântico, incluindo furacões consecutivos de categoria 4 sem precedentes na América Central em novembro. Inundações em partes da África e no Sudeste Asiático levaram ao deslocamento de uma população em massa e prejudicou a segurança alimentar de milhões ”, disse ele.

 

 

Fonte: Relatório Provisório da OMM sobre o Estado do Clima Global em 2020 - vídeo disponível somente em Inglês

 

Temperaturas e calor

 

A temperatura média global de janeiro a outubro de 2020 foi de cerca de 1,2 ° C acima da linha de base de 1850–1900, usada como uma aproximação dos níveis pré-industriais. É muito provável que 2020 seja um dos três anos mais quentes já registrados em todo o mundo. Os registros modernos de temperatura começaram em 1850.

 

A avaliação da WMO é baseada em cinco conjuntos de dados de temperatura global. Todos os cinco desses conjuntos de dados atualmente colocam 2020 como o segundo mais quente para o ano até hoje, após 2016 e antes de 2019. A diferença entre os três anos mais quentes é pequena, no entanto, e as classificações exatas para cada conjunto de dados podem mudar uma vez que os dados para o o ano inteiro estão disponíveis.

 

O calor mais notável foi observado no norte da Ásia, particularmente no Ártico da Sibéria, onde as temperaturas estavam mais de 5° C acima da média. O calor da Sibéria culminou no final de junho, quando atingiu 38,0° C em Verkhoyansk no dia 20, provisoriamente a temperatura mais alta conhecida em qualquer lugar ao norte do Círculo Polar Ártico. Isso alimentou a temporada de incêndios florestais mais ativa em um registro de dados de 18 anos, conforme estimado em termos de emissões de CO2 liberadas por incêndios.

 

Sobre o relatório

 

O relatório provisório do Estado do Clima Global para 2020 é baseado em dados de temperatura de janeiro a outubro. O relatório final de 2020 será publicado em março de 2021. Ele incorpora informações dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais, centros climáticos regionais e globais e parceiros das Nações Unidas, incluindo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Monetário Internacional (FMI) , Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-IOC), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Programa Mundial de Alimentos (PMA).

 

Você pode ler este relatório completo em: https://public.wmo.int/en/ media/press-release/2020- track-be-one-of-three-warmest- years-record  

 

 

Navegue pelo nosso canal de notícias e veja os destaques do tempo para todo o Brasil Clique aqui 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias