Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Saiba o que é um eclipse solar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Eclipse solar por Gleive Marcio, Palmas (TO)

4 min de leitura

Oferecido por

por Marcos Calil e Josélia Pegorim

 

Eclipse em Astronomia

Originado do grego, εκλιπσειε, a palavra eclipse significa “desaparecimento”. Sendo assim, tomando como base a origem da palavra eclipse, podemos afirmar que para Astronomia, um eclipse é o desaparecimento total ou parcial de um objeto celeste pelo outro. No céu, ocorrem diversos eclipses como, por exemplo, quando uma das luas de Júpiter é eclipsada por Júpiter ou uma ocultação de estrela pela Lua, que não deixa de ser um eclipse, quando pensamos na origem da palavra. Mas, o destaque maior para os amantes da Astronomia Observacional ocorre quando temos um Eclipse Solar ou um Eclipse Lunar.

 

 

Eclipse solar por Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

 

 

Diferença entre um eclipse solar e lunar

A diferença entre um eclipse solar e lunar é que o Eclipse Solar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Lua – Terra, enquanto, um Eclipse Lunar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Terra – Lua. Vamos focar nossas atenções para os Eclipse Solares, em especial, para o Eclipse Solar Parcial que ocorrerá em 14 de dezembro de 2020.

 

 

Como ocorre um eclipse solar

 

 

Tipos de eclipses solares

Os Eclipses Solares são classificados em três tipos, sendo:

1- Eclipse Solar Anular

2- Eclipse Solar Total

3- Eclipse Solar Parcial

 

Existe ainda uma quarta classificação de Eclipse Solar, que é o chamado Eclipse Solar Híbrido que é a ocorrência do Eclipse Solar Total num determinado local de observação e a ocorrência do Eclipse Solar Anular em outro local de observação. Isso significa que, observadores em locais distintos, podem observar Eclipses Solares distintos, apesar de se tratar do mesmo evento.

 

A figura 1, apresente os três tipos de eclipses que podemos observar.

 

 

Tipos de eclipses solares: anular, total e parcial

 

 

Eclipse Solar Anular

O Eclipse Solar Anular ocorre quando a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, não possui distância suficiente da Terra para conseguir encobrir todo o disco solar. Por esse motivo, a Lua estará mais afastada da Terra. Daí, temos um aspecto de anel de fogo como ilustrada na primeira imagem da figura 1.

 


Eclipse Solar Total

Eclipse Solar Total ocorre quando o disco lunar consegue encobrir todo o disco solar. Isso ocorre quando a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, possui distância suficiente da Terra para conseguir encobrir todo o disco solar. Por esse motivo, a Lua estará mais próxima da Terra. Daí, temos um aspecto do Sol eclipsado totalmente pela Lua como ilustrada na segunda imagem da figura 1.


Eclipse Solar Parcial

Eclipse Solar Parcial ocorre quando o disco lunar encobre parcialmente o disco solar. Neste caso, o Sol apresenta um aspecto “cortado” como ilustrada na terceira imagem da figura 1.

 

Curiosidade

Um fato curioso sobre o Eclipse Solar Parcial é que para que este tipo de eclipse possa ocorrer em algum lugar, quer seja na Terra ou fora dela, teremos a ocorrência do Eclipse Solar Anular e/ou a ocorrência do Eclipse Solar Total. 

 

Eclipse de 14/12/2020

É isso que ocorre no dia 14 de dezembro de 2020. As pessoas localizadas no sul do Pacífico, Chile, Argentina e no sul do Atlântico poderão observar o Eclipse Solar Total.

 

Em parte do Brasil só se poderá observar o Eclipse Solar na sua forma parcial. Posto isso, vamos agora saber quais regiões do Brasil irão observar o Eclipse Solar de 14 de dezembro de 2020 e seus horários aproximados.

 

Campo de visualização do eclipse solar de 14/12/2020

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias