Oferecido por
Nebulosidade sobre o Brasil
As áreas de instabilidade da ZCAS - zona de convergência do Atlântico Sul - continuam espalhadas por quase todo o Brasil. As nuvens mais carregadas deste sistema crescem sobre os estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste. Neste sábado, essas áreas de instabilidade ainda vão provocar mais chuva nessas Regiões.
A nebulosidade aumentou sobre o Sul do Brasil, mas a maior parte das nuvens não é de chuva.
Um VCAN - vórtice ciclônico em altos níveis - ajuda a formar áreas de chuva sobre vários estados do Nordeste.
Previsão do tempo para 26/12/2020 - sábado
O sol ainda aparece na Região Sul do Brasil apesar do aumento de nuvens. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no oeste gaúcho. Pancadas de chuva fracas a moderadas ocorrem no leste do Paraná, incluindo Curitiba, no sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, no Vale do Itajaí, e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Praticamente todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil continuam com tempo bastante instável, com muita nebulosidade e previsão de pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Períodos com sol devem ocorrer no estado do Rio De Janeiro, mas ainda pode chover com moderada a forte intensidade a partir da tarde. Tem risco de chuva forte também em áreas como o Sul de Minas, a Zona da Mata mineira e o norte de São Paulo.
O sol predomina neste sábado no extremo oeste de São Paulo, no norte de Minas Gerais e também em Campo Grande e no centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul .
Há risco de chuva de forte intensidade sobre Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, mas ao longo do dia também podem ocorrer períodos com sol ou mormaço.
Esse sábado é mais um dia de tempo bastante instável também na Região Norte do Brasil. Todos os estados passam mais um dia com períodos de sol, com muita nebulosidade e pancadas de chuva que podem ocorrer várias vezes ao longo do dia. E tem risco de chuva forte.
No Nordeste do Brasil, o predomínio é de sol no sudoeste da Bahia. Tempo seco também no sertão baiano no interior dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Toda a faixa litorânea do Ceará até a região de Sergipe pode ter algumas pancadas de chuva neste sábado, mas com fraca a moderada intensidade.
Já para o oeste da Bahia, o Piauí e o Maranhão há risco de pancadas de chuva com raios. Dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no litoral da Bahia.
Foto de Priscila Roca, Formiga (MG), temporal
Alertas meteorológicos para hoje
Quase todo o Brasil ainda está sujeito a temporais e a pancadas de chuva eventualmente moderadas a fortes.
O risco de temporal é maior no centro-norte de Roraima, incluindo Boa Vista, em Manaus e nas áreas no sul e centro-leste do Amazonas, no centro-sul do Pará, no oeste do Tocantins, na região de Rio Branco e no leste do Acre e em todo o estado de Rondônia.
Alerta para temporais também em todo o centro-norte e leste de Mato Grosso, em Goiânia e no centro-oeste de Goiás, na região do Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no norte de São Paulo e em todo o interior do estado do Rio de janeiro.
Ficam em situação de atenção neste sábado para o risco de pancadas de chuva moderadas a fortes com raios e risco de ventos fortes o Amapá e as outras áreas da Região Norte do Brasil, os estados do Maranhão, Piauí oeste da Bahia, o centro-oeste e leste de Minas, incluindo a Grande Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce, o Espírito Santo, o litoral do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, no centro-sul e leste de São Paulo, incluindo a região da capital paulista, e no centro-norte do estado de São Paulo, além do Sul de Goiás, região de Cuiabá e todo Sul e Oeste de Mato Grosso e o extremo norte de Mato Grosso do Sul.
Atenção para chuva e ventos moderados no litoral da Bahia.
Atenção para baixa umidade do ar entre 20 e 30% em Campo Grande no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina