Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ceará entra no período da pré-estação

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Pedro Victor - Fortaleza -CE

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Pedro Victor - Fortaleza -CE

 

Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

 

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

 

“As chuvas da pré-estação não influenciam as chuvas da estação chuvosa principal, pois, de modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes em dezembro e janeiro são diferentes dos observados na quadra chuvosa”, comenta a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

 

Ao longo dos últimos anos, os resultados da Pré foram os seguintes:

 

Dados-de-Pré-Estação

 

 

Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

 

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provocam chuvas no Ceará.

 

“Explicando melhor, o posicionamento das bordas desses dois sistemas sobre o Ceará significa ocorrência de chuvas. o posicionamento do centro desses sistemas, ao contrário, supressão de chuvas. Os vórtices e cavados têm seu período de atuação, principalmente, em janeiro, podendo se estender até fevereiro (início da quadra chuvosa), mas reduzindo a partir de março. Esses sistemas indutores de precipitações nesta época são de baixa previsibilidade e costumam ser identificados nas previsões de curto prazo, isto é, até três dias", explica Sakamoto.

 

Por sua vez, durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Tendências

 

O verão de 2021 terá influência do fenômeno La Niña, mas que neste ano não terá um peso importante no padrão de chuva sobre o Nordeste do Brasil. 

 

A maior influência sobre a chuva no Nordeste no verão 2021 será a posição da Zona de Convergência Intertropical, que estará mais afastada do que o normal da Região Nordeste do Brasil. 


De forma geral, o verão 2021 terá chuva abaixo da média na Região Nordeste do Brasil. A situação será bastante diferente do verão 2019/2020 que favoreceu muita chuva sobre o Nordeste. Veja a análise completa da Climatempo para todos os meses do verão 2020/2021 aqui

 

Leia também: Depressão subtropical se afasta da costa do Brasil

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias