Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Nordeste - previsão do clima o verão 2021

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Região Nordeste - previsão do clima no verão 2020/2021

8 min de leitura

Oferecido por

O verão 2020/2021 começa astronomicamente no Hemisfério Sul às 7h02 do dia 21 de dezembro de 2020 e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021 pelo horário de Brasília. Confira agora a previsão do Clima para o verão 2021 na Região Nordeste do Brasil.

 

 

Características do verão na Região Nordeste

O verão é o início do período mais chuvoso do ano na faixa norte do Nordeste do Brasil, região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Também é época de aumento de chuva em algumas áreas pelo interior do Nordeste como no sul do Maranhão, sul do Piauí, no sertão do Pernambuco e também nas áreas a oeste da Bahia. O leste do Nordeste tem pouca chuva nos meses de verão.


Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010, as maiores médias de chuva para janeiro no Nordeste do Brasil variam de 150 mm a 300 mm. Esses valores são encontrados no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. 

Na faixa leste do Nordeste, por exemplo, entre Natal e Salvador, a média de chuva para janeiro não passa de 100 mm.

 

Para o mês de fevereiro, os maiores volumes médios de chuva variam de 125 mm a 200 mm no Ceará, Piauí e no oeste da Bahia. No estado do Maranhão, a média de precipitação em fevereiro alcança até 350 mm no noroeste do estado, região onde está a cidade de Turiaçu. Nas outras áreas maranhenses, a média de chuva para fevereiro varia de 200 mm a 300 mm.


O mês de março marca um aumento da chuva sobre a Região Nordeste do Brasil. É o primeiro ou segundo mês mais chuvoso do ano no norte do Piauí, no norte do Maranhão, no Ceará e também no Rio Grande do Norte.

 

No oeste e no norte do Maranhão, a média de chuva em março varia de 350 mm a 450 mm. Nas outras áreas do estado, a média de chuva varia de 250 mm a 350 mm.

 

Em estados como o Ceará, o Piauí e no oeste da Bahia, a média de chuva para março fica entre 150 mm e 250 mm,  de forma geral. No extremo norte do Piauí, a média de chuva fica entre 300 mm e 350 mm. No norte do Ceará a média de chuva em março varia de 250 mm a 300 mm,  no Rio Grande do Norte e na Paraíba, a média de chuva varia de 175 mm a 250 mm. 


Em estados como Sergipe e Alagoas, no Recôncavo Baiano e no nordeste da Bahia, a média de chuva para março ainda não passa de 125mm. Para Pernambuco, no centro-sul da Bahia e no sertão baiano, a média de precipitação para março varia de 125 mm a 175 mm.


Sistemas meteorológicos que atuam no verão no Nordeste do Brasil

O principal sistema meteorológico que provoca a chuva sobre a Região Nordeste do Brasil durante o verão é a Zona de Convergência Intertropical ( ZCIT). A posição da ZCIT depende da temperatura da água do mar no Atlântico Norte e também no Atlântico Sul, próximo da costa do Nordeste. A temperatura acima da média na costa norte do Nordeste colabora para manter a atividade chuvosa da ZCIT sobre a Região. 


No interior do Nordeste também ocorre a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam pancadas de chuva em pequenas áreas. Algumas linhas de instabilidade que crescem no Pará ou no Tocantins avançam para o Nordeste levando chuva para estados como o Maranhão, o Piauí e a Bahia. Outras áreas de chuva que se deslocam de Minas Gerais podem levar chuva para Bahia. Eventualmente frentes frias também podem passar pelo litoral baiano. 


Mas além de todos esses sistemas, existe ainda a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que predomina, em geral, sobre o leste do Nordeste. Esse é um sistema que reduz a instabilidade diminuindo, portanto, as condições para chuva. A posição média da ASAS também interfere no padrão de chuva sobre a Região Nordeste.

 


Previsão para o verão 2021

O verão de 2021 terá influência do fenômeno La Niña, mas que neste ano não terá um peso importante no padrão de chuva sobre o Nordeste do Brasil. 

 

A maior influência sobre a chuva no Nordeste no verão 2021 será a posição da Zona de Convergência Intertropical, que estará mais afastada do que o normal da Região Nordeste do Brasil. 


De forma geral, o verão 2021 terá chuva abaixo da média na Região Nordeste do Brasil. A situação será bastante diferente do verão 2019/2020 que favoreceu muita chuva sobre o Nordeste.


Janeiro de 2021

A previsão para janeiro de 2021 é de que o volume de chuva sobre a Região Nordeste do Brasil fique abaixo da média em praticamente todas as áreas. Uma pequena porção no oeste do Maranhão terá chuva dentro a acima da média.

 

Na faixa litorânea entre o Pernambuco e a região do Recôncavo Baiano, a tendência é de um janeiro com chuva dentro da normalidade.  Vale lembrar que janeiro é um mês de pouca chuva nessas regiões.

 


Fevereiro de 2021

Para fevereiro de 2021, a previsão é de chuva abaixo da média ou próxima da normalidade na maioria das áreas do Nordeste. Porém, vale destacar uma importante deficiência de chuva esperada para este mês sobre o oeste da Bahia, o litoral do Ceará e por todo o Maranhão.

 

Em fevereiro deve chover um pouco mais do que o normal na região do Vale do São Francisco (BA) e nas áreas de sertão, de forma geral .

 

O mês deve terminar com chuva abaixo do normal em quase todas as capitais do Nordeste. O volume de chuva deve ficar próximo da normalidade na região de Teresina e de João Pessoa.

 


Março de 2021

Para março de 2021, a previsão é de que o volume de chuva fique dentro a acima da média sobre a Bahia, em áreas do sertão de Sergipe, de Alagoas, do centro leste do Piauí, do sertão do Pernambuco e da Paraíba e também em alguns locais do norte do Maranhão e do litoral do Ceará. As demais áreas do Nordeste devem ter chuva abaixo da média.


Entre as capitais, a previsão é de que chova menos do que o normal durante o mês de março em Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Salvador. 

 

Teresina, Fortaleza e São Luís devem ter um março com chuva dentro a um pouco acima da média.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias