Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana com risco de temporais no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Amanda Sampaio, São Paulo/SP

5 min de leitura

Oferecido por

Texto por Josélia Pegorim, meteorologista

 

Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do litoral do Rio De Janeiro do Espírito Santo, mas áreas de instabilidade continuam crescendo sobre o interior do Sudeste e também sobre os estados do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. O ar quente e úmido que predomina sobre o país facilita a formação de muitas nuvens carregadas .

O ar seco predomina sobre a Região Sul e também sobre o Nordeste e por isso a maioria das áreas destas regiões têm poucas nuvens.

 

mapa-previsao-0201

 

Previsão do tempo para 2/01/2021 - sábado

 

Para o sábado, 2 de Janeiro, a previsão é de sol e tempo seco em quase toda a Região Sul do Brasil, no extremo oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente, e no extremo sul de Mato Grosso do Sul. 

 

Ainda tem previsão de chuva fraca a moderada para a região de Curitiba, no litoral do Paraná, na Grande Florianópolis, no litoral norte catarinense e no Vale do Itajaí. Algumas pancadas de chuva com raios podem acontecer a partir da tarde no centro-oeste e norte do Paraná, mas não há expectativa de tempestades.

 

Alerta neste sábado para muita chuva no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira. O litoral de São Paulo também tem tempo chuvoso, mas já não há previsão de chuva intensa.

 

Na região da Grande São Paulo e também nos vales do Paraíba e do Ribeira, o sábado segue com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com moderada intensidade. As demais regiões pelo interior de São Paulo têm sol e pancadas de chuva passageiras entre a tarde e a noite. 

 

 

Sol forte e bastante calor no extremo norte de Minas, na divisa com a Bahia. 

No restante da Região Sudeste do Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Vitória, e também praticamente toda a Região Centro-Oeste e o Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí, a previsão é de um sábado com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Muitas dessas pancadas de chuva podem ter forte intensidade.

 

Sábado com sol e chuva passageira no litoral da Bahia, Sergipe, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Nas outras áreas da Região Nordeste, o sábado é com sol forte, bastante calor e tempo seco, sem previsão de chuva.

 

Alertas meteorológicos para sábado, 2/1/2021

 

Alerta especial: situação de perigo para chuva volumosa que pode ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra no estado do Rio de Janeiro, nas regiões da Costa Verde, do Grande Rio, da Baixada Fluminense e na região Serrana do estado do Rio de Janeiro 

 

Alerta para temporais no Acre, Amazonas, no centro-oeste e norte de Rondônia, centro-sul de Roraima, no oeste e centro-norte do Pará e no sul do Amapá. As capitais Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco estão sujeitas a temporais neste sábado.

 

Alerta para temporais em Goiânia e no centro-oeste de Goiás, no extremo norte de São Paulo e na Serra da Mantiqueira,  região de Franca de Campos do Jordão, respectivamente, no Médio Paraíba, região dos Lagos e no Norte/Noroeste Fluminense, no Sul do Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte,  na Zona da |Mata, no centro-sul e centro-oeste de Minas Gerais.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento No norte do estado de São Paulo, no norte de Mato Grosso do Sul em Mato Grosso no oeste norte de Goiás, no Distrito Federal, no noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio doce, na Grande Vitória e no centro-norte do Espírito Santo.

 

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos fortes o Tocantins, o centro-sul e o leste do Pará, o centro-sul de Rondônia, o Maranhão, o oeste e o centro-norte do Piauí.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias