Oferecido por
A bike elétrica foi a tendência mais comentada durante o ano de 2020 quando o assunto é mobilidade urbana, tendência que deve seguir com força em 2021.
Uma operadora do sistema de bikes compartilhadas, lançou o maior projeto latinoamericano de bicicletas elétricas compartilhadas em estações fixas, começando pelo Rio De Janeiro, com 500 e-bikes. Em constante crescimento, o projeto já registrou, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e um crescimento de 22% em viagens de outubro para novembro.
A inovação é um grande passo na mobilidade urbana, que este ano passou por mudanças rápidas e nunca vistas antes, tendo a bike como protagonista que contribui para o afastamento social e sustentabilidade das cidades. Durante o verão, a bike elétrica possibilita que o usuário aproveite com segurança e de forma econômica, as paisagens e pontos da cidade maravilhosa ainda não explorados.
Para o maior aproveitamento da inovação já está disponível uma nova versão do “Manual do Ciclista”, material educativo com orientações e dicas de segurança que reforçam a importância dos cuidados e responsabilidades dos ciclistas ao pedalarem as novas laranjinhas.
Confira algumas dicas para o uso seguro e eficiente das e-bikes, especialmente para aproveitar passeios ao ar livre durante as férias de verão:
Itens de uso pessoal
Utilizar refletivos na bike e no capacete
O uso de capacete é obrigatório para utilizar e-bikes e é recomendado o uso de joelheira protegem o ciclista em quedas
Caso o usuário utilize a bicicleta própria, é recomendado investir em uma boa trava ao estacionar a magrela e não prendê-la de forma que atrapalhe os pedestres
Se utilizar a laranjinha, garantir que a devolução tenha sido feita corretamente na estação
Utilizar máscara e álcool gel é recomendado antes e depois de utilizar as bikes
Trajeto tranquilo
Conferir as condições da bicicleta
Regular a altura do selim para pedalar com conforto
Preferir rotas com estrutura cicloviária e ruas mais tranquilas;
Planejar o caminho utilizando o serviço de busca de bicicleta do Google Maps para os deslocamentos
Durante a pedalada
Dirigir com as duas mãos e evitar levar objetos pendurados no guidão
Sinalizar com os braços a mudança de direção
Usar sempre os dois freios juntos, isso evita derrapagens e perda de controle
Manter distância segura da lateral dos veículos estacionados
Manter velocidade compatível com a via e com o trânsito local
Não usar celular e fones de ouvido. É lei e também é importante estar atento ao trânsito
Quando não houver estrutura cicloviária, circular pela rua, ocupando a faixa pista de rolamento e ande no mesmo sentido dos outros veículos
Respeitar o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre. Na calçada, desmontar e respeitar os pedestres
Redobrar a atenção em dias de chuva, os freios perdem eficiência e evitar as poças grandes, elas podem esconder bueiros e buracos
Além disso, a empresa também compartilha dicas de segurança com os usuários por meio de todos os canais.
E-bike Tembici
A e-bike da Tembici tem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve e sua velocidade é limitada a 25 km/h. Seus freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança. A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala.
mais informações: Tembici
Leia também no Canal Saúde: Terraços verdes: soluções simples que transformam telhados