Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Terraços verdes: soluções simples que transformam telhados

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: arquivo Basf

 

A transformação de terraços em jardins é uma tendência da arquitetura mundial. Esse modelo vem conquistando os espaços urbanos por oferecer diversas vantagens do ponto de vista da sustentabilidade paisagística e construtiva, pois permite desenvolver métodos como redução do uso de energia no edifício, a utilização de recursos naturais, sem contar com o conforto visual proporcionado por um espaço verde em meio ao concreto e tijolos.

 

A tendência parte de tecnologias verdes, que buscam a sustentabilidade e melhoria do meio ambiente. A fim de reduzir as concentrações de CO2 e o consumo de energia, são perfeitos reguladores de temperatura e ajudam a desacelerar a erosão do solo.

 

Comparado a uma cobertura plana convencional, os telhados verdes diminuem significantemente a temperatura em Climas quentes. Em um dia de 30°C, um edifício com terraço verde se mantém abaixo dos 26°C, podendo reduzir a necessidade do uso de ar-condicionado. Outro benefício é a origem da agricultura urbana, que permite gerar sistemas de semeadura e colheita de diferentes tipos de hortaliças, frutas e legumes.

 

Eles ainda podem funcionar como áreas de lazer, dependendo de seu tamanho. Por exemplo, em um terraço de 70 m2 é possível projetar bancos para descansar e desfrutar da natureza, seja em prédios residenciais ou comerciais.

 

O impacto da chuva e reaproveitamento da água pode ser feito por sistemas de poliuretano para drenagem de pisos. Existe no mercado soluções que funcionam como adesivos que ligam agregados como pedras, formando superfícies altamente resistentes e permeáveis. Além de escoar a água, ainda evita sua estagnação e facilita sua absorção, permitindo que ela se infiltre em seu aquífero natural.

 

“O fornecimento de soluções para projetos como telhados verdes mostra o comprometimento em contribuir para construções cada vez mais sustentáveis e que preservem a área verde, principalmente nas áreas de grande urbanização”, comenta Marcel Moreschi, gerente de Construção do negócio de Materiais de Performance da BASF.

 

Além do escoamento de água da chuva e redução da temperatura térmica de edifícios, os telhados verdes oferecem ainda outros benefícios para as construções, como:

 

- Impedem a manutenção constante de telhados quebradiços e rachados devido às altas temperaturas e aos raios solares.

 

- A vegetação pode atuar como escudo de proteção contra o fogo, graças à retenção de água das plantas.


- Espaços com telhados verdes podem atuar como uma barreira acústica, reduzindo até 8 decibéis em comparação com telhados comuns. 

 

- Neutralização do efeito de ilha urbana e redução da poluição do ar causada por edifícios em grandes cidades, que muitas vezes retêm o calor do sol. 

 

- Design, a qualidade de vida, a geração de comida de jardim e uma nova abordagem do conforto nos espaços coletivos.


As áreas verdes são cada vez mais necessárias nas grandes cidades. Felizmente, profissionais da indústria da construção têm se unido e encontrado soluções para reconverter espaços que não foram contemplados em novas áreas de lazer, qualidade e beleza com uma visão ampla de cuidado com o meio ambiente.

 

Leia também: Retrospectiva e perspectiva ambiental 2020/2021

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias