Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste tem pouca chuva e mais calor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Ziel Silva - Barra Mansa - RJ

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Ziel Silva - Barra Mansa - RJ

 

O calor vai passar dos 30 graus em várias localidades do Sudeste do país nos próximos dias. A partir desta sexta-feira até o domingo, será a Região do Brasil com menor quantidade de nuvens e menos pancadas de chuva.

 

Imagine, um céu com pouca nebulosidade, várias horas de sol forte, com pouca chuva e sem aquele ventinho fresco. No norte de Minas Gerais, não há expectativa de chuva. Porém, nuvens até se formam por causa do excesso de calor, mas as pancadas de chuva que irão ocorrer são mais isoladas e até fracas em alguns pontos, sem risco para temporais.

 

É assim que ficará o tempo na maioria dos estados do Sudeste. O calor vai aumentar! Só para você ter uma ideia, a temperatura pode chegar aos 35 graus na cidade do Rio De Janeiro, no domingo. 

 

Qual o motivo para pouca chuva e o calor?

 

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil vem dificultando a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. A imagem de satélite abaixo mostra a “bolha seca” que atua em quase todo o Sudeste inibindo o canal de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil que forçaria a concentração de ar quente e úmido para formar os núcleos de nuvens de chuva forte. 

 

Olha que curioso, repare na imagem, as nuvens se formam e se espalham ao redor da massa de ar seco e fica mais concentrada no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, em quase todo o Sul e no oeste e sul de São Paulo. é por isso, que nestas áreas citadas acima estamos observando chuvas fortes nos últimos dias que estão sendo destaque de notícias aqui no site

 

arseco

 

 

"Com o predomínio da “bolha” de ar seco sobre o Nordeste, a umidade que chega do Norte do país contorna a massa de ar seco e vai favorecer as chuvas mais volumosas no Sul e em parte de São Paulo", explica André Madeira, meteorologista. 

 

A figura abaixo mostra o volume de chuva ocorrido até 20 de janeiro. Veja que quase não choveu no centro-norte e no nordeste de Minas Gerais,  no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.

 

sedestejaneiro

 

O que indica a previsão até o final do mês?

 

A previsão é de que até o fim do mês o volume de chuva permaneça abaixo da média em várias áreas do Sudeste. Não são esperadas chuvas significativas para os próximos 10 dias. Veja o mapa abaixo:

 

acum_sudeste_jan1

Mapa indica pouca chuva no período entre 21/01 e 25/01

 

sudesteacum2

Mapa indica pouca chuva no período entre 2/01 e 30/01

 

Leia também: Risco de deslizamentos é alto no Sul do Brasil e sul de SP  

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias