Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de deslizamentos é alto no Sul do Brasil e sul de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina - Blumenau

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina - Blumenau

 

A frente fria que trouxe chuva no último fim de semana na Região Sul do Brasil se afasta em alto-mar. Mas, uma grande convergência de umidade associada a sistemas de baixa pressão vão continuar favorecendo a formação de muitas nuvens que atravessam o Brasil desde a Região Norte, passando por estados do interior do país até o litoral entre Santa Catarina, Paraná e o sul de São Paulo. Observe na figura abaixo: 

 

sul13

 

Nos próximos dias, a indicação é que volume de precipitação diminua em relação aos últimos dias, mas a chuva que cair ainda é considerada significativa. Veja o mapa:

 

O mapa indica os volumes de chuva previstos para o período entre o dia 21 e o dia 24 de janeiro

 

O tempo úmido e a condição de solo encharcado no nordeste de Santa Catariana, no leste do Paraná e no sul de São Paulo, mantém elevado o risco para deslizamentos de terra, nestas localidades.

 

A boa notícia é que com a diminuição do volume de chuva, o risco de alagamentos é menor. Confira a previsão de acumulado de chuva para essa sexta-feira, dia 22, na figura abaixo:

 

sul14

 

 

Fim de semana

 

Ao longo do fim de semana, muitos aglomerados de nuvens carregadas vão continuar ativas sobre a Região Sul do país. Isso significa que mais chuva está sendo esperada para os três estados da Região. 

 

No próximo sábado, o tempo fica bastante instável com muita nebulosidade e pouca luminosidade, principalmente no norte do Rio Grande Sul, Santa Catarina e a região de Foz do Iguaçu. Nas demais áreas, a tendência é de mais aberturas de sol e pancadas isoladas.

 

No domingo, áreas de instabilidade que avançam do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul, vão espalhar nuvens carregadas pelo oeste gaúcho. Santa Catarina e o oeste do Paraná vão continuar com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. No litoral de Santa Catarina, os ventos úmidos que sopram do mar vão provocar chuva que vai e vém ao longo do dia. 

 

Dados de chuva acumulados

 

Observe alguns acumulados de chuva registrados no período entre os dias 18 e 20 em algumas áreas de Santa Catarina. Grande parte destes volumes aconteceu no dia 19 de janeiro, de acordo com o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

Florianópolis/SC - 100 a 150mm

Bombinhas/SC - 160mm

Barra Valha/SC - 150mm

Luis Alves/SC - 150mm

Pomerode/SC - 180mm

Blumenal/SC - 135mm

Curitiba/PR - 100mm

Paranaguá/PR - 77mm

Cananéia/ SP - 207mm

Peruíve/SP - 450mm (255mm no dia 19)

Itanhaé/SP - 124

Registro/SP - 155mm

 

A Defesa Civil de Santa Catarina mantem uma mapa com informações onde há risco de deslizamento. Em sua página na internet até 15h35 desta quinta-feira, 21 de janeiro, havia o seguinte aviso:

 

ATENÇÃO – 21/01 03:25 – Risco de DESLIZAMENTOS para os municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Corupá, Luiz Alves e Penha. Verifique sempre as informações atualizadas no link: https://www.defesacivil.sc.gov.br/noticias/atencao-21-01-0325/

 

atencao_20210121-05-1011x1024

 

Leia também: Belo Horizonte fica mais seca e quente nos próximos dias

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias