Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão para o Carnaval 2021

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Previsão para o Brasil para o Carnaval 2021

12 min de leitura

Oferecido por

Em fevereiro tem carnaval, mas esse ano por causa da pandemia da covid-19, não teremos nenhum tipo de desfile, nem de escolas e nem de blocos. As festas e desfiles foram canceladas para evitar as aglomerações e maior contato social, duas atitudes fundamentais para controlar a propagação do vírus da covid. 

 

Muitas pessoas poderão ter um fim de semana prolongado, emendando a segunda-feira. Quem sabe você consegue uma folguinha para passear, mas sempre usando máscara e com todos os cuidados por causa da pandemia, lembrando sempre de não fazer aglomeração e de manter o distanciamento social.

 

Confira agora a previsão regionalizada da Climatempo para o fim de semana prolongado do carnaval 2021

 

 

Região Sudeste

O estado do Espírito Santo vai passar quase todo o carnaval de 2021 com muito sol, calor e pouca chuva. A chance de chover na região da grande Vitória é pequena.  Na segunda e na terça-feira de carnaval, algumas pancadas de chuva podem acontecer no sul capixaba, em geral à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes.

 

No estado do Rio De Janeiro,  o fim de semana de carnaval será com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes. A maior concentração de pancadas de chuva deve acontecer no Sul Fluminense e na região da Costa Verde

 

Na segunda e na terça-feira de carnaval, as condições do tempo não vão mudar muito. Todo estado do Rio terá várias horas com calor e sol, mas as pancadas de chuva voltam acontecer a partir da tarde. A menor chance de chuva é para o Norte/Noroeste Fluminense. A maior condição de chuva é para o Sul do estado e para Costa Verde. Porém, algumas pancadas de chuva moderadas a fortes também podem acontecer no Grande Rio e na região Serrana.

 

Em Minas Gerais, o fim de semana de carnaval será com sol forte, calor e tempo seco no Noroeste Mineiro, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha. Na grande Belo Horizonte nas outras regiões mineiras, também faz calor e o sol vai aparecer, mas as pancadas de chuva com raios voltam acontecer à tarde e à noite e há risco de alguns temporais, inclusive na região de Belo Horizonte.

 

Na segunda e na terça-feira de carnaval, áreas de instabilidade ganham força sobre a Região Sudeste e as nuvens carregadas vão se expandir em direção ao norte mineiro. Por isso, na segunda e na terça-feira as pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no Noroeste de Minas, no Vale do Rio doce do Jequitinhonha.

 

Em Belo Horizonte e nas outras áreas, a segunda-feira de carnaval ainda terá períodos com sol pela manhã e as pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser fortes. 

Na terça-feira de carnaval, as áreas de instabilidade ficam mais organizadas sobre o centro-oeste e o Sul de Minas. Há condições para chuva a qualquer hora, com risco de temporais.

 

Áreas de instabilidade vão se formar sobre São Paulo durante o carnaval de 2021. No sábado, 13 de fevereiro , todo estado terá muitas nuvens, alguns períodos com sol, ar abafado e várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de chuva forte e de raios no interior, na Grande São Paulo e também pelo litoral paulista.

 

Durante o domingo e na segunda-feira de carnaval, todo estado de São Paulo terá períodos com só pela manhã e as pancadas de chuva retornam à tarde e à noite, podendo ser de forte intensidade. Já para terça-feira de carnaval, 16 de fevereiro, a previsão é de que as áreas de instabilidade provoquem chuva já pela manhã no estado de São Paulo. O tempo fica instável com mais chuva à tarde e à noite, com risco de chuva forte.

 

 

Região Sul

O carnaval 2021 será marcado por muitas pancadas de chuva na Região Sul do Brasil.  Não há previsão de passagem de frente fria, mas a presença de áreas de baixa pressão atmosférica vai manter áreas de instabilidade sobre a Região.

 

No sábado de carnaval, 13 de fevereiro, a chuva será frequente e o dia será de muita nebulosidade em todo Paraná, no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no sul catarinense e também no litoral gaúcho. A partir da tarde, as pancadas de chuva se espalham também sobre o Rio Grande do Sul. Várias pancadas podem ser de forte, intensidade nos três estados.

 

Durante o domingo de carnaval, o sol vai aparecer com mais força pela manhã e no começo da tarde, mas depois as pancadas de chuva retornam e podem ser fortes em áreas dos três estados.

 

Durante a segunda-feira de carnaval, 15 de fevereiro, as áreas de instabilidade ganham força e muitas nuvens se espalham sobre o Sul do Brasil desde cedo. A chuva acontece várias vezes ao longo do dia, inclusive pela manhã. Há risco de chuva forte.

 

Durante a terça-feira de carnaval, as áreas de instabilidade mais intensas se deslocam para o mar. Por isso, as praias da Região Sul terminam o carnaval com tempo instável, com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode ser forte. Muitas nuvens e chuva a qualquer hora também na região do Vale do Itajaí e na Grande Curitiba.

 

Na Grande Porto Alegre e na região serrana do Rio Grande do Sul de Santa Catarina, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens pela manhã e chove a partir da tarde.

Parece demais áreas da Região, a chance de chover na terça-feira de carnaval é pequena e o sol aparece ao longo do dia, sempre junto de algumas nuvens.

 

 

Região Centro-Oeste

O carnaval 2021 na Região Centro-Oeste do Brasil será marcado por dias abafados e com muitas pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. As capitais Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Goiânia também terão um carnaval quente e abafado, com pancadas de chuva em geral à tarde e à noite. Mas a chuva não se prolonga por muitas horas.

 

Durante o fim de semana de carnaval, essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora em Campo Grande e no centro-leste de Mato Grosso do Sul. Pode chover com moderada a forte intensidade em todas as áreas do Centro-Oeste. O sul de Goiás também pode ter chuva a qualquer hora. Já para o domingo de carnaval, a tendência é que as pancadas de chuva aconteçam à tarde ou à noite, na maioria das áreas da região. O sol aparece durante várias horas, mas sempre junto de algumas nuvens.

 

A região norte de Goiás e o Distrito Federal podem ter pancadas de a chuva qualquer hora, tanto no sábado quanto no domingo. Há risco de chuva forte.

 

Durante a segunda-feira de carnaval, áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso do Sul espalhando muita nebulosidade e provocando chuva a qualquer hora. O alerta é para temporais. O Distrito Federal, Goiás e o Mato Grosso terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde à noite, mas que também podem ser fortes em alguns momentos.

 

Na terça-feira de carnaval as áreas de instabilidade vão ganhar força sobre Goiás, Mato Grosso e sobre o Distrito Federal, mas vão continuar ativas no centro-norte de Mato Grosso do Sul. Em todas essas áreas, a chuva será frequente e pode chover forte. Já para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, a previsão é de que o sol predomina na terça-feira de carnaval e a chance de chuva é baixa

 

 

Região Nordeste

No fim de semana de carnaval, o sol vai brilhar forte na Bahia, em Sergipe e em Alagoas. Só há possibilidade de chuva passageira no litoral desses estados, mas que não vai atrapalhar a diversão ou o passeio. 

 

Nos demais estados da região Nordeste do Brasil, o sol também aparece no fim de semana de carnaval. Porém, a quantidade de nuvens será grande ao longo do dia e há condições para muitas pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte com raios no Maranhão, no Piauí, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

 

Durante a segunda e a terça-feira de carnaval, o sol forte vai predominar em Sergipe, Alagoas e em quase toda Bahia, inclusive em Salvador. Pancadas de chuva voltam acontecer no oeste da Bahia. Nos demais estados da região Nordeste do Brasil, o sol vai aparecer entre muitas nuvens e a previsão é de várias pancadas de chuva com raios. Alerta especial para risco de temporais no Maranhão e também no Piauí.

 

 

Região Norte

O carnaval na Região Norte do Brasil será marcado por dias com muitas pancadas de chuva e risco de temporais em quase todos os estados.

 

Roraima terá pouca chuva. Para o fim de semana de carnaval, a previsão é de sol forte em Boa Vista e no norte de Roraima. Nas demais áreas do estado ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite, mas com moderada intensidade.

 

Nos demais estados da Região Norte do Brasil, as pancadas de chuva poderão ocorrer várias vezes durante o dia. Pode chover forte mais uma vez no decorrer do dia.

Durante a segunda e terça-feira de carnaval, o alerta é para temporais especialmente sobre o Pará e o Tocantins. A chuva será frequente nesses estados.

 

Em Manaus e no norte do Amazonas e também em Roraima, o sol fica forte e há chance de rápidas pancadas de chuva a partir da tarde. No Acre, em Rondônia e nas áreas sul do Amazonas, a segunda e a terça-feira de carnaval serão com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias