Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCIT influencia a costa norte do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Alisson - São Luis - MA

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Alisson - São Luis - MA

 

Durante o fim de semana, alguns sistemas meteorológicos vão influenciar o Nordeste do Brasil. O sol irá aparecer e temperaturas acima de 30ºC serão registradas nas capitais. Mas, também há previsão de chuvas fortes e tempo bastante instável associado a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Veja os detalhes abaixo:

 

Na Bahia, o predomínio é da massa de ar seco. A chuva fica concentrada no litoral, mas mesmo assim de forma passageira.

 

Neste sábado, o dia amanhece mais nublado com chuva no litoral leste entre Recife e Natal por causa de nuvens que chegam do mar. Porém, a partir da tarde as nuvens perdem força, o sol aparece mais forte e chove rápido.

 

No Ceará e nas demais áreas nordestinas, o calor e a umidade presente na atmosfera e a circulação de ventos irá favorecer o crescimento de nuvens pesadas de chuva que acontecem com moderada a forte intensidade em vários momentos do dia e a noite.

 

Acumulado de chuva

 

Vale ressaltar que no período entre 13 e 19 de fevereiro, os volumes de chuva previstos para o Nordeste podem variar entre 100 e 150 mm sobre o Maranhão em muitas áreas do Piauí e no sertão do Ceará e da Paraíba.  

 

mapa-chuva (3)

 

 

ZCIT – Zona de Convergência Intertropical

 

A chuva do Maranhão estará associada com a proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical, neste sábado. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil.

 

No domingo, a ZCIT – se desloca um pouco mais e influencia praticamente toda a costa norte do Nordeste. Este sistema é o responsável por grande parte da chuva forte com raios que será observada em toda a costa entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, nos próximos dias.

 

Fique de olho: Atenção para os alertas de temporais no Maranhão e também no Piauí no site ao longo do fim de semana!

 

Leia também: Previsão Brasil para os dias de carnaval 2021

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias