Oferecido por
Foto: Anderson Biron - Panambi - RS
Nesta sexta-feira, a circulação de ventos sobre o Brasil estará favorecendo o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva em grande parte do país. Poucas áreas ficam com tempo firme.
O ar seco que atua no sul, centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, irá inibir o crescimento de nuvens. O sol brilha forte nestas localidades e a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.
Já, na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, a situação é diferente. As instabilidades associadas a circulação de ventos continuam ativas e provocam chuva frequente e volumosa sobre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná. Há risco de temporal, condições favoráveis para enchentes, alagamentos e deslizamentos.
Até o início da semana que vem há indicativo de elevados volumes de chuva entre leste de Santa Catarina e do Paraná. A previsão indica acumulados de até 100mm na costa norte catarinense e no litoral do Paraná. Observe a figura abaixo:
Na maior parte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a previsão indica pouca ou nenhuma chuva.
O mês de fevereiro apresenta pouca chuva Sul, como podemos ver abaixo no mapa de anomalia dos volumes de chuva acumulados até agora. O mapa indica aonde choveu mais (áreas azuis) ou menos (áreas laranjas) do que a média do mês na Região.
Fevereiro termina com pouca chuva em quase todo o Sul do Brasil
Com o que choveu até agora e com a chuva prevista até o fim do mês, fevereiro vai terminar com acumulados de chuva abaixo da média em quase todo o Sul.
A boa notícia é que a expectativa é que março comece com aumento da chuva no Paraná e em Santa Catarina. São esperados acumulados significativos de chuva, especialmente para o centro-norte e o leste do Paraná entre os dias 02 e 06 de março. Entre os dias 07 e 11 de março, o indicativo é de que a umidade aumente um pouco no Rio Grande do Sul, embora áreas como o sul e sudoeste gaúchos, ainda vão sentir a falta de chuva.
A previsão para o mês de março é animadora. No geral, são esperados volumes acumulados acima do normal para a maior parte da Região. Veja o mapa:
Leia também: ZCAS provoca muita chuva no Sudeste