Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS provoca muita chuva no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

SP_São Paulo por Gabriela Amadori

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por Gabriela Amadori

 

A passagem de uma frente fria ao largo da costa do estado de São Paulo e a atuação de fortes correntes de ventos na altitude vão favorecer a formação de um evento conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - nos próximos dias.

 

Este sistema é um “canal” de convergência de umidade que traz umidade disponível da Região Norte para as regiões  Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

 

"Normalmente esse canal de umidade atua entre 3 e 5 dias consecutivos provocando chuva volumosa no período de atuação", explica o meteorologista André Madeira.

 

A figura abaixo (azul) indica a frente fria na costa paulista e o posicionamento do evento de ZCAS (verde) previsto para os próximos dias.

 

 

 

Muita chuva prevista para SP na sexta-feira

 

Nesta sexta-feira, 26, há previsão de chuva forte no norte, no centro-sul e no leste de São Paulo, no Sul de Minas e no centro-sul do Rio De Janeiro. O mapa abaixo, indica acumulados mais elevados no nordeste e no sul paulista. Há indicativo de chuva volumosa também nas demais áreas escuras indicadas no mapa, no Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.

 

2

  

As áreas de instabilidade da ZCAS vão atuar sobre o estado de São Paulo nos últimos dias de fevereiro de 2021. Até o domingo, 28, há condições para chuva forte e volumosa em diversas regiões do estado, inclusive sobre a Grande SP

 

Minas Gerais

 

A partir desta sexta-feira, 26, e até o domingo, 28 de fevereiro, o tempo fica bastante instável no Noroeste, Oeste, Triângulo Mineiro e Sul de Minas. As condições são para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e ventos por vezes fortes. No noroeste mineiro, o alerta é de temporais.

 

Nas áreas mineiras que fazem divisa com o sul da Bahia, o sol aparece e chove rápido. Nas demais áreas, ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios. 

 

Rio de Janeiro

 

Entre esta sexta-feira, 26, e até domingo, 28, as áreas de instabilidade se intensificam sobre parte do estado do Rio, chove em todas as regiões fluminenses, podendo chover e ventar com moderada a forte intensidade

 

Na divisa com São Paulo e a região da Mantiqueira, no sábado, as pancadas ocorrem de forma isolada de moderada a forte intensidade acompanhada de rajadas de vento moderadas a fortes. No norte do Rio de Janeiro, o tempo seco predomina e não chove. Nas demais localidades fluminenses, o sol aparece e as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde de forma isoladas com raios.

No domingo, 28, o Grande Rio e o centro-norte do estado do Rio terão um dia com sol e sem chuva. As pancadas de chuva voltam a ocorrer no sul fluminense.

 

Espírito Santo

 

O estado do Espírito Santo terá muito sol e pouca chuva nos próximos dias. No sábado, Vitória e o centro-sul do estado fica com ar mais seco e não tem previsão de chuva.  Nas demais áreas, chove de forma rápida e passageira neste dia. O domingo será com sol, calor e poucas pancadas de chuva. 

 

 

ZCAS provoca chuva volumosa no fim de semana

 

No fim de semana, ainda com a atuação da ZCAS, há risco de chuva volumosa para o Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, região da Grande BH, centro-sul do Rio de Janeiro e para o centro-leste de São Paulo, onde estão a capital e litoral paulista.

 

3

 

Abaixo temos o indicativo de chuva acumulada entre os dias 25 de fevereiro e primeiro de março no Sudeste do Brasil.

Verificamos que a ZCAS influencia ainda o noroeste mineiro, provocando muita chuva na região.

4


Veja também: São Paulo terá grandes mudanças no tempo nos próximos dias

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias