Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

3 momentos especiais para você curtir uma superlua

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Bragança Paulista (SP), por Valdeque Melo

7 min de leitura

Entre o anoitecer do dia 26 e o anoitecer de 27 de abril você terá três momentos especiais para ver a primeira superlua com lua cheia de 2021. O segundo evento de superlua cheia vai ocorrer em 26 de maio. Em novembro e dezembro vão ocorrer as superluas com a Lua nova.

 

 

Nuvens

Só tem um probleminha: as nuvens. Se as nuvens deixarem, procure pela Lua no céu e curta a luona, linda, brilhante. Estes 3 momentos especiais para a apreciação da Lua serão ao anoitecer do dia 26 de abril, ao amanhecer e ao anoitecer novamente do dia 27 de abril.

 

Ao anoitecer, você precisa olhar para o horizonte leste (onde o sol nasce). Ao amanhecer, olhe para o horizonte oeste (onde o sol se põe). Ou seja: para ver a Lua é preciso olhar sempre para o lado oposto do nascer ou do pôr do sol.

 

No site da Climatempo você encontra diariamente o horário do nascer e do pôr do sol para todas as cidades brasileiras 

 

#fototografealua e compartilhe para a Climatempo

 

 

O que é uma superlua?

 

Dizemos que uma Lua cheia (ou nova) é uma superlua quando a fase da lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece muito próxima do horário em que a lua estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra. Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. A superlua também ocorre com a Lua nova. Este ano, as superluas com a Lua nova vão ocorrer em novembro e em dezembro.

 

 

Esquema explicativo do que é o apogeu e o perigeu lunar

 

 

Veja a diferença de tamanho da Lua no apogeu (maior afastamento da Terra) e no perigeu (mais próxima da Terra.

 

Lua no apogeu (esquerda) e no perigeu (direita)

 

 

3 momentos especais para ver a superlua de abril de 2021

 

Momento 1

 

Logo depois do pôr do sol do dia 26/4/2021. Ao anoitecer da segunda-feira, 26 de abril, olhe para o horizonte leste (onde nasce o sol). Você verá a Lua nascendo enquanto o sol se põe. 

 

A nebulosidade impediu praticamente toda a visão do nascer da Lua em 26/4/2021 nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Nos demais estados brasileiros, com maior ou menor quantidade de nuvens, foi possível ver o nascer da Lua.

 

Superlua do anoitecer de 26/4/2021

 

Foto: Bragança Paulista (SP), por Valdeque Melo

 

 

Foto: Atibaia (SP), por Marcos Calil

 

Momento 2

 

Pouco antes do nascer do sol do dia 27/4/2021. A Lua cheia estará se pondo no horizonte oeste (oposto ao nascer do sol). Tecnicamente este é considerado o melhor momento para apreciar esta superlua de abril de 2021, pois será a menor diferença horária entre a hora em que o disco lunar estará 100% iluminado (00h31 min de 27/4/2021) e a hora do perigeu (12h24 de 27/4/2021). Esta diferença horária será de 12 horas e 7 minutos.

 

 

Superluas de abril e maio de 2021

 

 

Nuvens no amanhecer de 27/4/2021


Por causa do excesso de nebulosidade e de chuva, a chance de ver a superlua ao amanhecer de 27/4/2021 é baixa no Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, norte de Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, Maranhão, oeste da Bahia, Espírito Santo, Rio De Janeiro, Minas Gerais (exceto Triângulo) e leste de São Paulo, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.

 

Maior chance de pouca nebulosidade: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (exceto leste do estado), Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso, incluindo as capitais de quase todos os estados, exceto Curitiba, Rondônia (exceto o norte do estado e Porto Velho), Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, centro-norte e leste da da Bahia, incluindo as capitais de todos os estados do Nordeste.

 

 

Momento 3

 

Pouco depois do pôr do sol de 27/4/2021. Ao anoitecer da terça-feira, dia  27 de abril, olhe para o horizonte leste (oposto ao pôr do sol). A Lua cheia estará nascendo no horizonte leste.

 

Nuvens no anoitecer de 27/4/2021

 

Áreas de instabilidade no Norte e em parte do Nordeste e uma frente fria deixam excesso de nebulosidade e chuva em vários estados. A chance de ver a superlua ao anoitecer de 27/4/2021 é baixa no Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, norte de Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, Maranhão, oeste da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, centro, norte e leste de Minas Gerais e leste de São Paulo, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre superluas, como surgiu nome, as questões astronômicas envolvidas.

 

 

Nesta terça-feira, 27 de abril de 2021, o professor Marcos Calil estará comentando a superlua ao amanhecer (momento 2) e ao anoitecer (momento 3).  Clique aqui e acompanhe!

 

 

Linda, mesmo entre nuvens

 

Mesmo entre nuvens e ainda não completamente cheia, a Lua estava maravilhosa na noite do domingo, 25 de abril. A camada de nuvens que parece com vários algodões também despertou a atenção e encantou no céu de São Paulo.

 

#fototografealua e compartilhe com a Climatempo!

 

 

Foto: São Paulo (SP), Paula Soares

 

Saiba como apreciar Júpiter e o balé das luas galileanas

 

Foto: Barueri (SP), por Amanda Sampaio

 

Viver no futuro: ainda tem clima para isso? 

 

Foto: Paraupebas (PA), por Frank Baima

 

Atenção com o frio: sintomas de gripe e covid se confudem

 

Foto: Cruz Alta (RS),por João Basso

 

Foto: Itaara (RS), por Vanessa Gehn

+ mais notícias