Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção com o frio: sintomas de gripe e de covid se confundem

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A primeira semana de maio está sendo marcada por uma situação especial nas condições do tempo sobre o Brasil. Uma frente fria avança associada a ventos frios de uma massa de ar de origem polar que terá influência no Sul, parte do Sudeste, Centro-Oeste e até em algumas localidades do Norte do país.

 

Isso significa que o ar frio deve chegar em estados como Mato Grosso do Sul, em algumas áreas de Mato Grosso e, embora de forma fraca, o vento frio deve alcançar até parte dos estados de Rondônia e Acre.

 

Frio chega com força e provoca geada no Sul

 

Atenção para a brusca queda da temperatura 

A entrada de um ar frio agora traz uma preocupação a mais. É nessas viradas do tempo, quando ocorrem bruscas quedas de temperatura, que muitas pessoas ficam gripadas ou resfriadas. Neste momento não temos só os vírus das gripes espalhados pelo ar, mas também o vírus da covid-19.

 

Para complicar um pouco mais, os dias sem chuva vão ficando cada vez mais frequentes sobre grande parte do Brasil, o que deixa o ar cada vez mais seco. O ar seco e mais poluído é um dos vilões do outono/inverno para a saúde, pois está associado ao aumento de episódios de alergias e de crises de problemas respiratórios crônicos.

 

O frio chega em um momento onde há um período flexibilização das medidas de prevenção contra covid. Com isso, mais gente na rua, mais pessoas se encontrando, comércio aberto por mais tempo, muitas pessoas que ainda andam sem máscaras. Além disso, a vacina contra a covid-19 está lenta e a vacina contra gripe está no começo. 

 

Gripe ou covid: como saber?

O que eu faço se eu ficar gripado? Como saber se eu estou apenas com uma gripe ou é a covid-19? Para onde eu vou se me sentir mal? Posso tomar algum remédio? Alguma providência será necessária em casa, se eu ficar gripado?

 

Para ajudar a responder estas dúvidas, a Climatempo conversou com o doutor João Marcos Salge.  Ele é pneumologista do HCor. Confira a entrevista!

 

 

Leia também: Frio pode ser recorde em São Paulo no fim da semana  

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias