Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Rio Solimões está em inundação severa

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Rio Solimões está em inundação severa

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Cheia Rio Solimões em 2015

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Cheia do Rio Solimões em 2015. Fotos Públicas

     

    As fortes chuvas que ocorrem desde o fim do ano de 2020 na Região Norte já trouxeram um novo problema para os rios locais. Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, o Rio Solimões, no ponto de medição da cidade de Manacapuru no estado do Amazonas, ultrapassou a cota de inundação severa de 19,6m desde a segunda-feira (26). Nesta quarta-feira o nível do rio é de 19,7m.

     

    Dessa forma o Rio Negro está na mesma condição do Rio Amazonas, que desde o dia 20 de abril está no patamar mais severo de cheia. O ponto de medição em Itacoatiara, também no estado do Amazonas, está em 14,5m que é 30cm acima da nível mais crítico.

     

     

    ATENÇÃO PARA O RIO NEGRO EM Manaus

    O alerta também se volta para o ponto de medição do Rio Negro em Manaus, nesta quarta-feira (28). Atualmente o nível do rio é de 28,9m, 10cm abaixo da cota de inundação severa que é de 29m

     

    Somente nos primeiros quatro meses do ano de 2021, a cidade de Manaus já registrou 1.422mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Isso corresponde a mais da metade de média anual de chuva para o minicípio.

     

    E a tendência nos próximos dias ainda é de subida deste nível, pois há previsão para chuva abrangente para a região o que aumenta também a altura dos rios afluentes.

     

     

    PORQUE TANTA CHUVA NA REGIÃO NORTE

    A presença de dois sistemas meteorológicos, muito importantes para o regime de chuva, ajudam a entender a situação atual dos rios da Região Norte. Durante o verão 2020/21 tivemos a presença persistente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da Alta da Bolívia que auxiliaram na organização de grandes áreas de chuva.

     

    E a persistência desses sistemas, está relacionada com o fenômeno climático La Niña que incentiva chuva acima da normalidade em áreas do Norte do país e esteve presente na estação passada. Agora não temos essa anomalia climática e com a aproximação do inverno do hemisfério sul, a tendência é de diminuição gradativa da chuva ao longo dos próximos meses.

     

    No entanto, o mês de maio ainda terá muita chuva em áreas do extremo norte da Região, ou seja, a cheia dos rios ainda pode ser agravada nas próximas semanas. Existe ainda a possibilidade do Rio Amazonas ultrapassar a cheia histórica observada em 2012.

     

    precipitacao_anomalia_mensal_reanalise_2021-05-01

    Previsão de chuva acima da média no norte da Região Norte em maio

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias