Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como fazer uma casa mais sustentável?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

11 min de leitura

Oferecido por

O tema sustentabilidade tem impactado o setor da construção há alguns anos. Para se ter uma ideia, os edifícios empresariais, por exemplo, são os grandes responsáveis por boa parte do consumo global de energia, recursos e emissões de gases de efeito estufa.

 

Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre edifícios e Clima, estes empreendimentos são responsáveis por 40% do uso global de energia e um terço das emissões globais de gases de efeito estufa.


A cada ano, cresce o número de edifícios com certificações verdes pelo mundo, e o que era uma tendência passa a ser um valor da sociedade atual. Em busca de mais conforto, menor impacto e mais economia de energia, a construção mundial vem adotando práticas mais sustentáveis, em busca de reaproveitar água, reduzir custos operacionais, minimizar desperdícios e melhorar a qualidade dos ambientes.


Essa mentalidade não está restrita a obras comerciais e já chegou aos lares de todo o mundo. De acordo com um estudo realizado pela Nielsen em 2019, 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto na natureza. Isso significa mais consciência sobre marcas sustentáveis, processos de produção e escolha de materiais mais criteriosa.


De acordo com Mônica Caparroz, gerente de marketing da Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, há muita desinformação sobre o que seriam materiais aliados de um lar mais consciente. “Não é raro as pessoas acharem, por exemplo, que a escolha do vidro para a sua casa dificilmente faria a diferença para se ter uma obra sustentável. Mas se eu disser que você pode ter um vidro que reduz até 70% do calor e ainda faz você ter uma economia de ar-condicionado e luz artificial que pode chegar a 30%, você repensaria esse seu conceito?”. 


O vidro é um exemplo de como a escolha de um material tão presente no nosso dia a dia pode gerar um impacto no bolso e no meio ambiente. Mas o que faz com que essas práticas ainda encontrem barreiras no Brasil? 


Uma delas é a ideia de que sustentabilidade é luxo e pode onerar muito uma reforma. ”Muitas vezes, você investe um pouco mais em material de qualidade superior para ter um retorno sobre o seu investimento percebido em conforto e, ainda, em uma casa mais responsável com o seu entorno”, completa Mônica.  


Outro mito é o de que casas que buscam práticas sustentáveis precisam ser construídas do zero (100% verdes).  A verdade é que, segundo a PhD em materiais, Iza Valadão, para ter uma casa mais sustentável, basta fazer as escolhas certas. “Pequenas ações já ajudam a diminuir o impacto negativo ao meio ambiente”, afirma. 


Para falar desse assunto, reunimos algumas dicas de Iza Valadão, engenheira civil  PhD em materiais sustentáveis; Fanny Clair, arquiteta francesa referência em construção de casas sustentáveis e Cebrace, fabricante líder no segmento de vidro plano no Brasil e que desenvolve a linha de vidros de proteção solar Habitat, feita com nanotecnologia para reduzir a entrada de calor nos ambientes e colaborar para a eficiência energética.


Veja as dicas:


Seja consciente na escolha dos materiais na hora de construir ou reformar. Saber o material e a quantidade certa dele, evita desperdício, gastos desnecessários e geração de resíduos. Já quando o material é utilizado de maneira adequada, ele aumenta a vida útil da edificação e diminui a necessidade de manutenção. 


Fanny Clair explica que a escolha dos materiais influencia também diretamente na toxicidade de uma casa.

 

“Pinturas com metais pesados, por exemplo, fazem mal à saúde. Portanto, deve-se evitar o uso de qualquer material químico”, conta a arquiteta.

 

A dica é escolher usar materiais que não sejam tóxicos ou que tenham o mínimo possível de toxicidade. A longo prazo, esses materiais podem fazer mal à saúde e ao meio ambiente, portanto, escolhas mais conscientes também fazem parte da sustentabilidade.


Outro fator que deve ser levado em conta em construções sustentáveis é o clima tropical do Brasil, que favorece o superaquecimento em residências quando os projetos não utilizam materiais específicos para oferecer maior conforto, e neste caso, o vidro de proteção solar é um protagonista que favorece o casamento entre design e eficiência energética com toda a sua versatilidade de aplicação.

 

”O vidro de proteção solar Habitat foi feito pensado pra essa necessidade do clima brasileiro: projetos que querem lindas fachadas mas precisam de conforto sem ter que abusar do consumo de energia do ar-condicionado. Antes de existir o vidro de proteção solar, os ambientes envidraçados eram verdadeiras estufas com vidros inadequados para aquele projeto e mal especificados”, explica Mônica Caparroz.


Para Iza Valadão, “o vidro pode substituir parte do sistema construtivo. Se a estrutura for de alvenaria, o vidro pode substituir blocos, argamassas, impermeabilizantes e tintas. Já se for de steel frame, ele substitui estruturas metálicas, drywall e placas cimentícias. De toda forma, o vidro torna a obra muito mais ágil e de melhor manutenção”, conta Iza Valadão.


A arquiteta Fanny Clair complementa: “A iluminação é essencial para qualquer construção sustentável, já que permite que a luz natural entre no ambiente trazendo mais conforto ao local. Quando as aberturas são bem localizadas e orientadas pelo nascer do sol usando placas de vidros grandes, a luz indireta dá mais vida às cores e traz conforto visual aos moradores, deixando seus olhos mais descansados. Além disso, o uso do vidro possibilita um impacto positivo sobre o corpo, já que a luz influencia no metabolismo, no sono, na vitalidade e em muitos outros aspectos.


Considere pequenas ações antes de começar


Antes de aprovar o seu projeto com o arquiteto, repense se algo poderia ajudar na redução de custos e desgastes ambientes. Veja alguns itens que podem te ajudar:


Blocos modulares: o uso deste tipo de material pode gerar uma economia de até 40% no valor total da obra. Isso porque seus formatos diferenciados possibilitam a passagem das tubulações elétricas, hidráulicas e sanitárias por dentro dos elementos, evitando recortes de paredes, perda de tempo do funcionário e geração de muitos resíduos.


Posição das janelas e portas: este quesito é fundamental quando se fala de luz natural e ventilação cruzada. Utilizar a posição do sol para definir a posição de portas, janelas e sistemas de captação de luz possibilita combinar conforto térmico, eficiência energética e estética. 


Vidro de proteção solar: O vidro de proteção solar, por exemplo, é um excelente aliado da sustentabilidade. Fabricado com tecnologia de ponta, ele é capaz de controlar a entrada de luz e de calor no ambiente. Além de ser 100% reciclável, reduz a entrada de até 70% do calor. Ao ser usado na versão laminada, ainda diminui até 99,6% dos raios UV, o que protege a casa do desbotamento. 


Tudo isso faz com que esse material contribua para a economia de energia e redução do consumo de ar-condicionado, além de proporcionar mais conforto. 


Esse tipo de vidro é usado em obras com certificações sustentáveis, sendo item obrigatório para obter pontos na conquista de um selo verde. Ele pode ser usado em coberturas, pergolados, janelas, portas e fachadas e está disponível em diferentes cores e possibilidades de aplicação.  


A arquiteta Fanny Clair acrescenta mais algumas dicas que podem fazer ainda mais diferença:


Vegetação a seu favor: o uso da vegetação pode favorecer o conforto térmico, já que deixa o ambiente mais fresco, fator importante para um país tropical como o Brasil. 


Economia e/ou reuso de água: a água é um bem muito precioso e que precisa ser usado com consciência. Por isso, pensar em sua economia é tão importante. Uma opção, por exemplo, é usar sanitários com caixas acopladas de fluxo duplo, reduzindo até 25% do consumo de água, além de torneiras com arejadores, que ajudam a economizar até 70%.

 

casaonda

Casa Onda - Selo GBC Brasil Casa | Vidros Habitat Refletivo Champagne

 

Ainda sobre água, pensando em algo mais ecológico, é possível diminuir seu consumo por meio de cisternas, armazenando água da chuva para ser usada para irrigar jardins, lavar chão e outras aplicações. 


Telhados: os telhados são um dos componentes mais valorizados em um projeto sustentável. Neles, é possível construir claraboias que favorecem a entrada de luz natural, por exemplo, reduzindo o consumo de energia elétrica. Além do uso de placas fotovoltaicas para captação de energia solar trazem uma grande economia que paga o investimento em poucos anos. 


Vale lembrar que para quem quer levar a sustentabilidade mais a sério e de ponta a ponta no seu projeto, existem certificações sustentáveis como as do selo GBC Casa e Aqua, que concedem selos verdes a projetos residenciais. Então, se você vai construir ou reformar, informe-se e crie projetos mais confortáveis e conscientes!

 

Leia também: 

 

Baixo Carbono: a economia do clima do futuro

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias