Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nível do Rio Negro começa a baixar em Manaus

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Na atualização do nível do Rio Negro hoje (15), a cota máxima está em 29,99 metros em Manaus. Ou seja, baixou 1 centímetro, se comparado ao período entre 05 e 13 de junho quando atingiu a cota de 30 metros.  A marca de 30 metros em Manaus foi a maior da história desde o início dos registros, em 1902. 

 

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a expectativa é que, agora, o rio comece abaixar. Ainda de acordo com o órgão, abaixo dos 27 metros, o nível do rio é considerado patamar normal para a cheia.   

 

Toda a cidade de Manaus ainda está em situação de emergência, com ruas totalmente alagadas e intransitáveis. Em diversos pontos da cidade, a circulação de pessoas acontecem por passarelas. A mais tradicional feira da capital, a Manaus Moderna teve que ser transferida para uma balsa. A situação ainda é crítica para o comércio local. 

 

De acordo com a Defesa Civil, em todo o Amazonas, mais de 455 mil pessoas foram atingidas pela cheia. Das 62 cidades, 48 estão em situação de emergência.  

 

Tempo instável na capital

 

Nesta quarta-feira, o sol aparece em todo o Amazonas com condições para pancadas de chuva isoladas em diversas áreas do estado. Na capital Manaus, as nuvens ficam mais carregadas e a chuva cai com moderada a forte intensidade com raios e ventos.

 

No norte e noroeste do estado, principalmente na divisa com Roraima, não de descarta a ocorrência de temporais isolados. 

 

Leia também: Chuva aumenta na costa leste do Nordeste nesta terça-feira

+ mais notícias