Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande contraste de temperatura e de umidade no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehm

 

Os últimos dias do outono de 2021 serão com grande contraste de temperatura e de umidade na Região Sudeste do Brasil. O inverno começa oficialmente na segunda-feira, 21 de junho, à 00h32, pelo horário de Brasília.

 

A recente passagem de uma frente fria deixou as áreas próximas ao mar, e a divisa de São Paulo com o Paraná, com muita umidade e temperatura baixa. Mas esta frente fria não teve força para mudar as condições atmosféricas no interior da Região Sudeste. 

 

Uma massa de ar seco e quente ainda predomina sobre o centro-norte de São Paulo e por todo o centro, oeste e norte de Minas Gerais, mantendo o tempo firme, com poucas nuvens, temperatura alta e baixa umidade no ar.

 


Previsão para a sexta-feira

 

Esta sexta-feira, 18 de junho, a última do outono, será predomínio de sol e tempo no no norte de São Paulo e em Minas Gerais. Faz calor nestas áreas, exceto no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira que ficam com temperatura amena.  Nas regiões mais elevadas da Serra da Mantiqueira, faz frio mesmo com sol aparecendo forte e houve condições para geada ao amanhecer


O interior do Rio De Janeiro, a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba (SP) têm sol e muitas nuvens e a temperatura fica amena. Sol e tempo seco no interior do Espírito Santo. O sul e o litoral de São Paulo, o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo têm chuva fraca, muitas nuvens e um pouco de sol. 

 

Desertificação no Sul e Nordeste do Brasil: solo do sertão é delicado

 

Grande contraste térmico

 

Enquanto em São Paulo a temperatura não deve passar dos 20°C, Belo Horizonte chega aos 26°C. No Rio de Janeiro, que fica com o ar frio, a temperatura segue amena depois da tarde mais fria do ano registrada ontem. Mas no norte e no noroeste mineiro, os termômetros podem marcar valores entre 32°C e 35°C


Fim de semana

 

No último fim de semana do outono, a sensação de calor e as temperaturas irão aumentar no interior de São Paulo e na maioria das regiões de Minas Gerais, se comparadas aos dias anteriores. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante norte e noroeste. Por isso, algumas áreas destas regiões poderão registrar máximas superiores aos 30ºC. 

 

A formação de uma área de baixa pressão atmosférica próximo à costa de São Paulo, ajuda a aumentar os ventos de norte e noroeste que trazem calor do centro-norte do Brasil para o Sudeste. Além disso, a ausência de nebulosidade também favorece o aumento da temperatura, principalmente no período da tarde.


No sábado (19), a temperatura chega aos 30ºC em São José do Rio Preto (SP) e em Uberlândia (MG), a máxima alcança os 28ºC no período da tarde. No domingo (20), a máxima chega aos 31ºC no município de Uberaba (MG)


O estado do Rio de Janeiro, o litoral capixaba e várias áreas no centro, oeste, sul e leste de São Paulo podem ter um pouco de chuva no sábado. O vento sopra moderado a forte na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.


O outono termina no domingo, 20 de junho, com sol forte e até calor na maioria das áreas da Região Sudeste. As capitais Rio de Janeiro e Vitória podem ter temperatura em torno de 28°C à tarde e Belo Horizonte, em torno dos 27°C. São Paulo fica com temperatura amena, um pouco acima dos 20°C. Pode chover no centro-sul fluminense.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias