Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

Mais neve nesta terça nos três estados do Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: neve em São Joaquim (SC), por São Joaquim Online em 28/6/2021

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: neve em São Joaquim (SC), por São Joaquim Online em 28/6/2021


Conforme previsto pela Climatempo, a neve voltou a cair na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 28 de junho. Mas o Sul do Brasil ainda poderá ver muito mais neve nesta terça-feira, 29 de junho, e tem uma chance até para o dia 30. Entenda a combinação ideal de fatores que está sendo esperada e saiba onde pode nevar. 

 


Três estados do Sul podem ter neve 

 

A chance  de neve para esta terça-feira ainda é alta e não só para as regiões serranas gaúcha e catarinense, onde a ocorrência do fenômeno é mais comum. A possibilidade de neve para esta terça-feira, dia 29 de junho de 2021, e de outras precipitações invernais, está considerada para o planalto e serra do Rio Grande do Sul, podendo nevar até em cidades serranas de menor altitude como Gramado, na serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e também pode nevar no sul do Paraná, em cidades como Palmas, General Carneiro e Pato Branco. Para o sul do Paraná e para o planalto norte catarinense, a possibilidade de neve é considerada para a madrugada e manhã desta terça-feira.

 

Onde pode nevar em 29/6/2021

 

 

No dia 30 de junho, quarta-feira, o branco da geada deve dominar o cenário na madrugada e ao amanhecer em muitas áreas da Região Sul. Mas a neve ainda poderá cair novamente na madrugada da quarta-feira nas áreas elevadas da serra gaúcha e catarinense.

 

No decorrer da manhã e tarde do dia 30 de junho, o ar frio e seco de uma forte massa de ar polar, que já está injetando o ar muito frio sobre o Brasil, avança de vez do Paraguai para o interior da Região Sul e vai dissipando a nebulosidade. Assim, durante a tarde e a noite do dia 30 de junho, o céu vai ficando cada vez mais sem nuvens e já não haverá mais condições para nevar.

 

 

Condições para a formação da neve no Sul do Brasil


Geada

 

A população da Região Sul deve se preparar para madrugadas e noites extremamente frias nos dias 30 de junho e 1 de julho, com temperaturas abaixo de 0°C nos três estados. O frio começa a diminuir na sexta-feira, 2 de julho.

 

 

Sensação térmica de frio extremo

 

A população do Sul do Brasil vai experimentar um frio extremo nesta terça-feira, 29 de junho. A temperatura cai ainda mais nos três estados. O frio será intenso em todos os períodos, de dia e à noite, pois o sol ainda não vai aparecer com força devido a grande quantidade de nuvens. A presença de um ciclone que avança do Uruguai para a costa do Rio Grande do Sul vai injetar muita nebulosidade e ar úmido sobre o Sul do Brasil e isto vai estimular a formação de de grande quantidade de nuvens.


Mas nesta terça-feira, o ar gelado entra no Sul também com ventos moderados, aumentando a sensação térmica de frio. Confira a previsão da sensação térmica para esta terça-feira, 29 de junho, em algumas cidades do Sul do Brasil, considerando o vento máximo previsto para o dia.


Porto Alegre (RS): -6°C (previsão: 5°C a 11°C)

Curitiba (PR): -4°C (previsão: 2°C a 10°C)

Florianópolis (SC): 1°C (previsão: 7°C a 15°C)

São Joaquim (SC): -20°C (previsão: -5°C a 5°C) 

Urupema (SC): -19°C (previsão: -6°C a 6°C)

Bom jardim da Serra (SC): -14°C  (previsão: -4°C a 4°C)

Cambará do Sul (RS): -16°C  (previsão: -3°C a 6°C)

Vacaria (RS): -6°C (previsão: -3°C a 6°C)

 


Sensação térmica

 

O nível de umidade do ar e o vento podem alterar a sensação de calor e de frio no nosso corpo. De forma geral, o ar muito úmido aumenta a sensação de calor e de frio. Num dia frio, nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente estão marcando. Já num dia quente, úmido, mesmo sem muito sol, a sensação é de que está fazendo mais calor.

 

O vento é outro fator que altera muito a temperatura que o nosso corpo sente. O vento aumenta a sensação de frio, mas refresca no calor.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias
Ícone de localização

Como permitir acesso a sua localização?

Para acessar previsões mais precisas, ative a permissão de localização no seu navegador.