Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias ao Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Paulo/SP por Paula Soares

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Paula Soares, São Paulo/SP

 

Um novo bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias ao Brasil ao longo desta primeira quinzena de julho. Portanto, a tendência é que a maior parte do país siga sem chuva. A chuva vai ficar concentrada na costa norte do Brasil e no litoral do Nordeste. Confira os detalhes!

 

Bloqueio atmosférico

O ar seco vai predominar ao longo desta semana entre as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, nas áreas do sul da Região Norte e pelo interior do Nordeste. Nestas áreas faz sol ao longo dos próximos dias e não chove. Durante as tardes a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, com valores abaixo dos 30% em amplas áreas, e até abaixo de 20% em algumas áreas do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. 

 

Nas áreas centrais do país, no interior do Sul e do Sudeste as temperaturas vão seguir altas para os padrões desta época do ano. Serão dias de grande amplitude térmica, com noites e madrugadas frias, mas com tardes quentes. A tendência é de uma quinzena seca e quente em muitas áreas do Brasil.

 

chuvap1_br (4)

 

 

Além dos problemas de saúde que podem ser agravados com o ar seco, outro problema neste período é o aumento das queimadas pelo interior do Brasil. Atualmente, segundo dados do INPE, o Brasil é o país que lidera o ranking do maior número de focos de incêndio da América do Sul. Confira:

 

 

Captura de tela 2021-07-04 132233

Fonte: Programa de Queimadas - INPE

 

Os dados do Programa de Queimadas do INPE,  mostram que o Brasil já registra 23.139 focos de incêndio neste ano de 2021, e este valor só tende a aumentar neste período mais seco que é o inverno. Confira os estados brasileiros que lideram o ranking:

 

estados

Fonte: Programa de Queimadas - INPE

 

A falta de chuva nos reservatórios que abastecem o país é outro ponto importante para ficar atento ao longo deste período. O Brasil entrou no inverno de 2021 com as expressões  “crise hídrica” e “crise de energia” em todas as manchetes. A crise hídrica pode ser generalizada? Confira os detalhes aqui, no podcast O Clima entre Nós.

 

 

Cuide-se!

 

atencao-baixa-umidade

 

Confira as classificações de baixa umidade relativa e os cuidados que devem ser tomados de acordo com sua criticidade:

 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias