Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Crise hídrica: entenda as causas da falta de chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Crise hídrica: entenda as causas da falta de chuva

3 min de leitura

Oferecido por

 

Na maioria das áreas do Brasil, o chamado período úmido do ano ocorre nos meses de primavera e verão e o outono/inverno é a época de seca, quando é normal chover muito pouco ou nem chover por várias semanas consecutivas. Isto quer dizer que a chuva mais frequente e volumosa ocorre normalmente nestas estações. As exceções são a costa leste do Nordeste, que tem o período mais chuvoso do ano no outono/inverno e o Sul do Brasil, onde a chuva é distribuída de forma relativamente uniforme ao longo do ano.

 

Sendo o período úmido predominantemente de primavera/verão, é natural que a maioria das áreas do país tenha forte dependência da chuva destas estações para a geração de energia via hidrelétricas, para a renovação dos reservatórios de água para uso na agropecuária e para o abastecimento das populações.

 

O que acontece quando a chuva da primavera/verão falha ou não ocorre em quantidade suficiente e/ou no lugar certo, por um ou mais períodos úmidos? A deficiência de chuva cumulativa gera uma crise hídrica, que por sua vez vai afetar diversos setores produtivos e sociais. 

 

O Brasil entrou no inverno de 2021 com as expressões  “crise hídrica” e “crise de energia” em todas as manchetes. O medo de racionamento de água e de energia voltou a rondar a cabeça da população em meio a uma pandemia de coronavírus, aumento da na conta de luz, com a bandeira vermelha de nível 2. 

 

Algumas perguntas podem ser feitas: a crise hídrica pode ser generalizada? De qual água estamos falando? Algum fenômeno climático de larga escala atrapalha (ou poderá influenciar) a chuva sobre o Brasil na primavera-verão? Quais as perspectivas para o próximo verão? Os reservatórios poderão se recompor a um nível satisfatório no fim do verão 2022?

 

Para responder estas e outras questões, o podcast O Clima entre Nós conversou com Patrícia Madeira, meteorologista e COO da Climatempo, especialista em previsão climática. 

 

Todos os episódios do podcast O Clima entre Nós estão disponíveis no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e pelo Youtube.


Boa escuta!

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias