Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O curioso buraco que se formou sobre o Atlântico Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: imagem captada pelo satélite GOES 16 e 7/7/2021

 

Esta imagem captadas por satélites meteorológicos despertou a curiosidade dos meteorologistas da Climatempo nesta quarta-feira, 7 de julho. Que ‘buraco” incrível! 

 

 

Imagem captada pelo satélite GOES 16 em 7/7/2021


O que chamamos de “buraco” é a mancha em tom de azul escuro. Nesta colorização, as  camadas de nuvens estão em branco e as áreas em tom de azul escuro representam regiões sem nuvens.

 

Região anticiclônica tem pouca ou nenhuma nebulosidade

 

O curioso “buraco” sem nuvens sobre o oceano Atlântico Sul, entre o Brasil e a África, é na verdade um centro de alta pressão atmosférica, um anticiclone. O centro desta alta pressão atmosférica foi estimado em 1035 hPa, na avaliação do modelo meteorológico ECMWF, e está associado a forte massa de ar frio de origem polar que passou sobre o Brasil no final de junho e nos primeiros dias de julho de 2021. 

 

 

Representação em isóbaras (linhas que unem pontos de mesma pressão do ar) do anticiclone


Subsidência anticiclônica

Na atmosfera ao redor do globo, sempre temos áreas onde a pressão atmosférica está aumentando e outras onde a pressão do ar tende a baixar. O local onde encontramos o maior valor da pressão atmosférica é chamado de centro do anticiclone. De forma oposta, a região onde a  pressão do ar está mais baixa é chamada de centro de baixa pressão atmosférica.

 

 

 

Alta pressão atmosférica causa a subsidência, que é o movimento do ar de cima para baixo

O ar subsidente é seco e inibe a formação e o crescimento das nuvens.

 

O anticiclone causa a subsidência do ar, um movimento do ar de cima para baixo. Dizemos subsidência do ar, ar subsidente. Onde o ar está subsidente temos poucas nuvens ou ausência de nuvens e ar seco


O “buraco” nas imagens captadas pelos satélites meteorológicos GOES 16 e Meteosat é a região de subsidência do ar. Atualmente temos também um anticiclone sobre o interior do Brasil associada uma massa de ar seco.

 


Anticiclone sobre o Atlântico Sul em 7/7/2021

 

Os centros de alta e de baixa pressão atmosférica se intercalam, um após o outro. Um exemplo simples destes sistemas é uma frente fria. A região onde crescem muitas nuvens e chove é a área de baixa pressão atmosférica. Passada a instabilidade, a nebulosidade vai se dissipando e esfria, pois alta pressão de origem polar começa a atuar.        

 

Temporada de incêndios no HN começou violenta

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias