Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Inverno 2021: vem mais frio aí....

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por


A virada de junho para julho foi marcada pela passagem de uma grande e forte massa de ar frio, de origem polar, sobre a América do Sul. O centro desta massa de ar de frio ficou represado por vários dias entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai e isso não só facilitou a expansão do ar gelado pelo interior do Brasil, como manteve as temperaturas baixas por vários dias consecutivos.


O ar frio de origem polar chegou ao Acre e sul do Amazonas, ao Distrito Federal e ao norte de Minas Gerais. De modo suave, podemos dizer que o vento frio foi sentido até nas áreas do sul do Pará e do Tocantins e na Bahia  


Temperaturas negativas foram observadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais. O frio intenso provocou geada nestes estados e antes da geada, o Sul do Brasil teve três dias com ocorrência de neve. A temperatura chegou a 7,5°C abaixo de zero nas regiões de maior altitude da serra catarinense. Frio intenso foi observado no sul de Goiás e no Triângulo Mineiro, com temperaturas na faixa entre 1°C e 5°C. Vilhena, no sul de Rondônia teve temperatura em torno de 7°C no dia 30 de junho. As capitais São Paulo e Rio De Janeiro registraram menos de 10°C pela primeira vez este ano.


Por causa da intensidade, da abrangência e da persistência, esta massa de ar frio de origem polar pode ser chamada de uma verdadeira Frozen. Com tanto frio no começo do inverno, que teve início em 21 de junho, muita gente questionou a previsão climática que previa inicialmente que a estação não teria frio muito rigoroso.


Afinal, o fato desta massa de ar frio de origem polar ter conseguido chegar tão intensa ao Brasil, antes de um mês completo de inverno, quer dizer que outras ondas de frio poderão vir tão ou mais fortes ainda? Quando virá e como será a nova massa de ar frio que já está sendo avistada para a segunda semana de julho? A previsão inicial do inverno de 2021, feita antes da estação começar, indicava forte onda de frio para agosto. Será que esta previsão está mantida?


Para tirar todas as dúvidas sobre o frio do inverno de 2021, o podcast O Clima entre Nós conversou com Ana Clara Marques, meteorologista da equipe de previsão de Clima da Climatempo. Um temporal não faz um verão e nem uma única onda de frio pode resumir um inverno inteiro, mas Ana Clara deixou o recado: apesar da expectativa de novas ondas de frio fortes em julho e em agosto, na média final, o inverno de 2021 ainda terá temperaturas dentro a acima da média no centro-sul do país.


Você pode navegar por toda a série de conteúdos do podcast O Clima entre Nós nas playlists do site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e no Youtube.


Boa escuta!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias