Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestades tropicais atuam próximas do Japão nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: NOAA

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: NOAA

 

Três tempestades tropicais e uma depressão tropical estão no oceano Pacífico, próximas do Japão. A que merece  atenção, pois pode causar temporais em Tóquio, é a tempestade tropical Mirinae. A tempestade tropical Lupit é preocupação para Taiwan.

 

Previsão de chuva forte para os próximos dias no Japão

 

A tempestade tropical Mirinae passa pela costa do Japão nos próximos dias, mas não atinge Tóquio diretamente. Mesmo assim, deve causar temporais entre o sul e centro do Japão, sobre  Mie, Nara, Wakayama e Miyazaki.

 

Já a tempestade tropical Lupit , agora já não é mais grande preocupação. Segundo a previsão da Agência Meteorológica do Japão, este sistema avança sobre Taiwan no sábado, 7 de agosto e no próximo domingo, dia 8,  enfraquece e deve ser rebaixada para uma depressão tropical. Antes disso, porém, Lupit deverá causar temporais e chuvas intensas sobre o sudoeste da China e o norte de Taiwan

 

 

Efeito Fujiwhara

 

O que é o efeito Fujiwhara? 

 

O efeito Fujiwhara acontece quando dois sistemas como furacões e ciclones tropicais estão relativamente próximos e giram na mesma direção. Um sistema com menor órbita gira em torno de uma tempestade maior, numa forma circular, antes de seguirem caminhos separados.

 

Às vezes, o efeito faz com que um furacão ou ciclone tropical se junte a outro. Sendo assim, o maior pega a energia do menor ou um absorve o outro, se transformando em uma só tempestade e mais forte. 

 

Ciclones extratropicais normalmente têm esse efeito quando estão a 2000 quilômetros de distância um do outro, enquanto ciclones tropicais normalmente interagem quando estão a 1.400 quilômetros de distância um do outro

 

Havia possibilidade do efeito Fujiwara entre as tempestades tropicais Mirinae e Lupit,  mas as recentes simulações numéricas de previsão do tempo apontam isto não deve ocorrer mais.

 

 

 

 

Leia também: A culpa é das mudanças climáticas?

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias